Afinal, qual o papel do corretor de imóveis na atualidade?

Se antigamente o profissional vendia informação, apresentando a descrição dos imóveis que dispunha em sua carteira, com a responsabilidade de intermediar negociações de venda, compra e locação, hoje precisa estar em constante evolução para acompanhar o mercado imobiliário – um dos mais inovadores do mundo. 

Já não basta saber técnicas de vendas. É necessário ter visão de negócios, investindo em conhecimentos e estudos mais aprofundados, voltados ao mercado imobiliário de forma customizada, com foco em pessoas, tendências, empreendedorismo, transformação digital e principalmente, no Consumidor 4.0.

Com a revolução tecnológica, compreender que todo cliente já carrega consigo centenas de informações é um divisor de águas, afinal, o neoconsumidor é antenado e super conectado, resultado dos inúmeros meios que têm à disposição para consumir conteúdo 24 horas por dia, se assim quiser, inserido na constante expansão on e off dos canais de venda e ferramentas de consumo.

Tudo isso faz emergir um novo perfil de corretor de imóveis: aquele que se reinventa e se atualiza constantemente sobre sua profissão, de forma inovadora e ao mesmo tempo, humanizada. Nos dias de hoje, praticar a autogestão é indispensável para a construção de uma carreira sólida e de crescimento contínuo – um processo muito mais completo.

Sabendo que o perfil do Consumidor 4.0 apresenta características específicas – amplo acesso à informação, adaptação ao meio digital, senso de urgência e altíssimo nível de exigência, visualizar o atual cenário do mercado aponta qual posicionamento tomar na prestação de serviços imobiliários: apresentar soluções com propriedade para agregar à decisão final do cliente.

O QUE O CLIENTE ESPERA DO CORRETOR?

Um especialista do segmento – profissional com expertise, grande conhecimento da área de atuação e autoridade, que transmita segurança e o ajude fazer o melhor investimento.

Informações de qualidade, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada opção apresentada.

Curadoria customizada para vender o imóvel o mais rápido possível com o melhor preço, economizando tempo e preocupações com os trâmites que envolvem a negociação.

Consultoria completa para se sentir absolutamente seguro em realizar o melhor negócio.  

Máximo serviço com abordagem individual – uma jornada diferenciada com superação de todas as expectativas.

Ainda, de acordo com pesquisas focadas em tendências de Customer Experience, 61% dos consumidores esperam ter conexões cada vez mais naturais e fluidas.

Toda essa transformação requer um papel mais amplo do corretor de imóveis e nível de envolvimento maior com os seus clientes – mais exigentes, informados, que desejam um novo padrão de atendimento.

Definitivamente, o mercado imobiliário evoluiu para um novo patamar – de alta profissionalização e performance.

A transmutação do corretor trouxe mudanças muito profundas, tem exigido investimentos relevantes e esforços concentrados numa experiência perfeita em todos os pontos de contato.

Por fim, corretores de imóveis já devem ficar de olho na realidade imersiva – uma grande tendência com força total nos próximos anos, que deverá influenciar o setor significativamente. Estar pronto para o Consumidor 5.0 – neoconsumidor de terceira geração é de antemão criar novas oportunidades nesse cenário.

Com forte posicionamento de marca e visão de negócios apurada, a RE/MAX Regional Ribeirão Preto reitera o compromisso de investir fortemente na educação plena de seus agentes, profissionalizando cada vez mais o mercado imobiliário através da capacitação, tecnologia, conhecimento, disseminação de know-how e práticas mundiais da companhia, para que os corretores empreendedores tenham importante suporte para o aprimoramento de suas habilidades profissionais e sucesso em suas carreiras.

Forte abraço!

Caíto Fortes Guimarães, Danilo França e Fernanda Picolo
Master Franqueados RE/MAX Regional Ribeirão Preto