Saiba como desenvolver a sua captação de imóveis e fazer bons negócios.
Em um mercado onde a concorrência se torna cada vez mais forte com o passar do tempo e as inovações não param de surgir, a captação de imóveis, quando bem feita, segue sendo uma estratégia extremamente efetiva para se diferenciar.
Contudo, ainda que esta seja uma medida tradicional e, mais do que isso, parte fundamental na operação de uma imobiliária, é imperativo buscar novas formas de conseguir ainda mais resultados positivos com ela.
Isso porque tendo um processo de captação eficiente e bem implantado no seu negócio, é possível oferecer uma grande variedade de opções com altíssima qualidade para os seus clientes.
Além disso, possuindo um catálogo repleto de belos exemplares imobiliários, os corretores têm muito mais material para trabalhar, oferecendo aos possíveis compradores opções que irão diferenciar a sua marca diante dos concorrentes.
Dessa forma, você não estará apenas fechando mais vendas, mas também proporcionará ótimas experiências, o que fará com que os felizes consumidores te indiquem para familiares, amigos e demais interessados.
E convenhamos, nada como a soma desses dois fatores para trazer bons negócios para a sua empresa, visto que o marketing de indicação, também conhecido como boca-a-boca, é uma das melhores maneiras de conseguir mais oportunidades.
No entanto, se trata de uma tarefa que demanda muito trabalho e planejamento. Todo o processo tem variáveis que vão desde a análise das tendências de mercado e a conferência dos documentos, até o cadastramento e anúncio dos imóveis.
Por isso, para alcançar mais clientes em potencial e ter sucesso nas vendas, é necessário contar com uma equipe capacitada e focada para exercer tal função, encontrando as melhores opções de negócios.
Afinal, a captação eficiente não é apenas uma questão de volume. Ela se traduz diretamente na capacidade da imobiliária de garantir oportunidades lucrativas e manter uma posição robusta no mercado
Captação de imóveis
A captação de imóveis consiste basicamente em prospectar novas propriedades para que elas integrem o portfólio da imobiliária, seja para venda ou locação, e possam ser oferecidas aos clientes e possíveis compradores.
Algumas questões são essenciais para que se tenha êxito nessa prática, tal como conhecer as tendências do mercado, precificar corretamente cada imóvel, fazer avaliações apropriadas das documentações, entre outros detalhes.
Sendo assim, fica claro que o processo de captação é fundamentalmente a busca pelas melhores oportunidades de negócio para uma imobiliária.
E é justamente por isso que ela deve ser tratada à altura, exatamente como um importante procedimento comercial que exige consistência e muita dedicação de cada profissional envolvido.
Estratégias para aumentar a sua captação de imóveis
Conheça seus clientes
Sendo uma imobiliária segmentada ou não, ela possui clientes com diferentes exigências e particularidades. Por isso, é preciso entender o perfil de cada um deles e suas necessidades.
Apenas dessa forma será possível fazer uma captação efetiva e de qualidade, colocando no portfólio propriedades que atendam as demandas dos compradores e que gerem ótimos negócios para a empresa.
Além disso, deve-se fazer uma avaliação das negociações que foram feitas até o momento. Pois, assim, poderá haver um maior entendimento sobre motivos que levaram à perda de clientes e também ao sucesso em determinadas vendas.
Estes são pontos de partida imprescindíveis para estruturar e melhorar a estratégia de captação de imóveis da imobiliária. Pois, ao identificar cada mínimo detalhe nas prospecções e nos acordos, a tarefa se torna menos complexa e as chances de sucesso aumentam.
Utilize um CRM (Customer Relationship Management)
O Customer Relationship Management é a melhor forma de ter informações organizadas em um único banco de dados, com a jornada completa dos clientes. Assim, é possível entender de forma muito mais clara e prática as necessidades de cada um deles.
O CRM consiste em um sistema de gestão que faz o intermédio da relação entre os profissionais de uma empresa e seus respectivos clientes. No mercado imobiliário, a ferramenta geralmente é utilizada para que os corretores consigam se organizar e entrar em contato com seus leads.
No entanto, é possível usar todas as informações sobre preferências e exigências dos clientes para fazer uma captação de imóveis muito mais assertiva, gerando novas oportunidades de negócios.
Tenha uma forte presença online
No mundo tecnológico e conectado em que vivemos hoje, ter uma forte presença online pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso, visto que ela deve ser tratada como a base de uma poderosa estratégia de marketing.
Um site moderno, responsivo e otimizado para mecanismos de busca, por exemplo, não apenas atrai a atenção, mas é peça-chave para que sua marca seja encontrada por proprietários de imóveis em busca de representação.
Estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que envolvem a utilização inteligente de palavras-chave e a criação de conteúdo relevante, também são cruciais para posicionar a imobiliária nos primeiros resultados de busca.
E como não poderiam faltar, as redes sociais são uma extensão natural da presença online. Por isso, manter perfis ativos e envolventes em plataformas como Facebook e Instagram, além do LinkedIn, oferece uma oportunidade única de construir uma comunidade online.
Publicar regularmente conteúdo informativo, como atualizações de mercado e dicas para proprietários, além de manter a audiência engajada, também consolida a empresa como uma autoridade no setor.
Fique por dentro das tendências do mercado
Uma captação consistente e que gere resultados positivos não existe sem que os profissionais responsáveis por ela estejam a par de tudo o que acontece no mercado imobiliário.
Dito isso, é importante efetuar periodicamente uma profunda pesquisa, mapeando as novas oportunidades de empreendimentos disponíveis e ficando atento a tudo o que há de novo.
Faça parcerias estratégicas
Dada a complexidade do mercado imobiliário, trabalhar em colaboração se torna uma vantagem competitiva. E estabelecer parcerias estratégicas com outros profissionais do setor, como corretores independentes, amplia significativamente a rede de captação.
A união de forças não só diversifica as opções disponíveis para os clientes, mas também proporciona oportunidades de negócios únicas.
Outra boa opção é formar parcerias com empresas de reforma que podem valorizar imóveis antes da listagem, tornando-os mais atrativos para compradores em potencial.
Essas colaborações não apenas ampliam o alcance da imobiliária, mas também agregam valor à experiência do cliente.
Invista no marketing de indicação
Consumidores satisfeitos são uma enorme fonte de potencial crescimento. Por isso, implementar programas de indicação é uma boa estratégia para aumentar a captação de imóveis de qualidade.
Oferecer recompensas atraentes, como descontos nos serviços ou bônus financeiros, cria um ciclo virtuoso de recomendações.
A transparência nas políticas de recompensas e a comunicação clara dos benefícios, tanto para quem indica quanto para quem é indicado, são fundamentais para o sucesso desses programas.
Além disso, o reconhecimento público e a expressão de gratidão pela lealdade do cliente podem fortalecer ainda mais os laços e motivar uma participação mais ativa.
Portanto, se você pretende aumentar a sua captação de imóveis, a receita é simples: boas estratégias como as que trouxemos aqui e muito trabalho aliado a um bom planejamento. Bons negócios!
E se precisar de ajuda, conte com os especialistas da Re/Max!