Seja qual for o atual cenário financeiro e político no país, ou o índice de competitividade no mercado imobiliário, o fato é que o corretor de imóveis precisa pensar em como fazer parcerias, já que elas podem ser ótimas estratégias para alavancar as vendas.
Apesar de existirem recursos como portais imobiliários e ferramentas de marketing, essa é também uma alternativa que tem se mostrado cada vez mais atrativa no setor. Não é coincidência que todos os dias novos grupos são criados nas mídias digitais com o intuito de atrair corretores para integrarem uma rede de parceiros.
Se você tem receio em firmar parcerias com outros profissionais de corretagem de imóveis, não deixe de conferir o artigo de hoje para entender todas as vantagens dessa estratégia e como implementá-la em seus negócios com assertividade. Acompanhe!
Como funcionam as parcerias no mercado imobiliário?
O primeiro passo é entender como funciona uma parceria, correto? Pois bem, é dado o nome de parceria quando pelo menos dois ou mais corretores e/ou imobiliárias se unem para fazer negócios.
Uma parceria, no contexto do mercado de imóveis, pode acontecer de forma ocasional, que é quando os profissionais se unem para concretizar uma venda em específico. Ou pode ser firmada de maneira duradoura, que é quando os corretores comprometem-se a trabalhar juntos por tempo indeterminado.
O caso mais frequente de parcerias é quando uma imobiliária ou corretor está conduzindo o processo de venda com um cliente específico, mas em sua carteira de imóveis não há nenhuma oportunidade que atenda às suas necessidades.
Sendo assim, buscar um parceiro que tenha o imóvel que o cliente procura é a melhor estratégia para não perder a venda e fidelizar o cliente, sem comprometer a competitividade de seus negócios.
É possível trabalhar com um número limitado e específico de parceiros, no entanto para imobiliárias de pequeno porte e corretores de imóveis que trabalham sozinhos, criar uma rede abrangente pode ser bastante vantajoso.
Quais são as vantagens em fazer parcerias imobiliárias?
Antes de abordarmos as melhores práticas sobre como fazer parcerias no mercado imobiliário, é importante citarmos algumas de suas inúmeras vantagens. Dentre elas, podemos citar:
- aumento da competitividade: envolver-se em uma rede de parceiros torna o caminho para novas oportunidades muito mais fácil;
- aumento da carteira de imóveis: o corretor passa a contar também com os imóveis que constam na carteira de seus parceiros, o que permite que o profissional aumente exponencialmente suas oportunidades;
- redução de custos com marketing imobiliário: ao formar parcerias, o corretor não depende exclusivamente do resultado de anúncios;
- troca de experiências: ao se manter em contato com outros profissionais do setor, o corretor pode trocar informações e dados sobre desafios e vantagens da região, por exemplo, entre outras experiências pertinentes.
Como funciona o comissionamento em parcerias entre corretores de imóveis?
O modelo de divisão de comissões para corretores em parcerias mais comumente utilizado é o famoso “fifty fifty”, ou 50/50, em que a comissão é dividida igualmente entre os parceiros.
Outro formato muito utilizado, em casos em que há três parceiros envolvidos em uma transação imobiliária, e o modelo 2-1-2, em que um profissional ganha menos do que os outros dois por motivos específicos. Por exemplo, um apresenta o cliente, outro o imóvel e, por fim, outro atua com os dois.