Saiba quais são os prós e os contras de comprar uma casa ou alugar um imóvel, e decida, com muita segurança, qual a melhor opção para você.
Comprar uma casa ou alugar um imóvel, é uma dúvida muito recorrente entre aqueles que estão planejando o futuro, mas ainda não definiram ao certo como preferem que sejam os próximos anos.
A casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas os gastos que vêm com esta realização nem sempre são levados em conta, o que pode ser perigoso na hora de optar entre uma possibilidade e outra.
Por isso, se você atualmente é um locatário e tem como plano adquirir um imóvel, saiba que nem sempre será fácil decidir e que existem diversos fatores que devem ser considerados antes de bater o martelo.
A começar pelos juros do financiamento que, em geral, fazem com que o processo seja mais caro do que um aluguel pelo mesmo período de tempo, e podem ter um grande impacto na renda da família.
Além disso, para financiar um imóvel, a maioria dos bancos e credores exige um pagamento inicial de 20% do valor total, a famigerada entrada. Pois isso mostra a motivação do comprador em fazer o pagamento correto das parcelas restantes.
Atualmente a Selic, taxa básica de juros, está em 13,75% e deve permanecer elevada, na avaliação de economistas e especialistas da área. O que representa um momento não tão favorável assim para a aquisição da casa própria.
Contudo, fatores como a situação financeira individual ou da família, se for o caso, possibilidades de investimento e, principalmente, a vontade pessoal do comprador, precisam ser avaliados.
Afinal, comprar um imóvel é sempre uma grande decisão. E se concretizar algo assim for motivo de tranquilidade e realização, você pode e deve se planejar da melhor forma possível para tal.
Em vista disso, listamos alguns pontos para que seja possível decidir qual é a melhor opção para você neste momento.
Fatores para levar em conta ao comprar ou alugar um imóvel
Situação financeira
O primeiro passo para decidir entre comprar uma casa ou continuar alugando, deve ser avaliar a sua situação financeira.
Comprar um imóvel é sinônimo de grande compromisso em termos de dinheiro, e além de você sentir que está preparado, caso não tenha o valor total, seu credor também deve concordar com a situação. Ou seja, será preciso atender a critérios significativos.
Para optar pelo financiamento, como já ressaltamos, será necessário fazer um pagamento inicial de pelo menos 20% do valor total, o que trará mais segurança ao credor e facilitará o processo.
Existe também a possibilidade de optar por esperar e utilizar esse tempo para economizar dinheiro. Pois dessa forma, você poderá dar uma entrada maior na compra do imóvel, diminuindo as taxas de juros e tornando o financiamento menos preocupante.
Além disso, é importante ter em mente que os gastos com a compra de um imóvel não giram apenas entre entrada e parcelas. Existe uma série de taxas e pagamentos diversos que ocorrem durante todo o trâmite. E também será preciso ter reservas para mobiliar a casa nova.
Flexibilidade
Um dos pontos fundamentais a serem considerados e que não tem a ver diretamente com dinheiro, é justamente a flexibilidade.
Existem diferentes imóveis e regiões que são de interesse para diferentes situações de vida, como filhos saindo de casa, recém casados, trabalhos que envolvam passar meses ou anos em outra cidade ou até mesmo país, entre outros fatores.
Isso pode incluir também mudanças no próprio bairro onde está localizado o imóvel. Em cidades grandes, por exemplo, é muito comum que regiões inteiras se modifiquem drasticamente e deixem de ser do interesse de quem ali mora.
Por isso, caso você se encaixe no perfil de quem precisa ter flexibilidade de moradia, talvez a compra de um imóvel não seja a melhor opção neste momento.
Comprar ou alugar?
Mesmo para quem possui o valor total do imóvel que deseja para comprá-lo à vista, a decisão não é tão simples assim. Isso pois, ainda que ele valorize dentro de alguns anos, nem sempre é possível vendê-lo pelo valor avaliado.
É muito comum, por exemplo, um apartamento valer R$1 milhão, mas o dono precisar fechar a venda por um valor abaixo, pois também existe a dificuldade de encontrar compradores.
Neste caso, escolher o investimento certo para aplicar o montante e seguir no aluguel para adquirir um imóvel futuramente com mais tranquilidade, pode ser uma boa saída.
Riscos
Como dissemos, essa não é uma decisão simples, e você deve pensar com cuidado sobre qual a melhor opção para o seu momento de vida.
Dito isso, é importante ter em mente que como locatário, você pode ter que se mudar várias vezes durante a vida, e corre o risco de ter o contrato rescindido, de perder a fiança e ter que encontrar um novo local para morar.
Por outro lado, caso você não consiga fazer os pagamentos do financiamento de um imóvel, poderá deixar de cumprir com o empréstimo e perdê-lo para o credor, o que significa uma grande quantidade de dinheiro e de patrimônio futuro.
Portanto, listamos os prós e contras de cada situação para que você possa avaliar:
Prós de comprar uma casa:
- O valor da sua casa pode aumentar com o tempo;
- Seus pagamentos vão para a construção de patrimônio;
- Você pode personalizar o imóvel da forma que quiser;
- A segurança de possuir um bem de alto valor.
Contras de comprar uma casa:
- Uma instabilidade financeira pode fazer com que você perca o imóvel;
- As oscilações na economia podem fazer com que sua casa perca valor;
- Você é responsável por arcar com toda a manutenção;
- Existem custos adicionais de propriedade, como seguro residencial, manutenção, impostos sobre a propriedade, etc;
- Caso o imóvel seja financiado, você fica atrelado a uma dívida por muitos anos.
Prós do aluguel:
- Os custos mensais da habitação são fixos e previsíveis;
- Mesmo com contratos, é mais fácil mudar;
- Existem alguns benefícios fiscais;
- Você não precisa gastar dinheiro com despesas associadas a possuir um imóvel;
- Você não precisa economizar muito dinheiro para um pagamento inicial e despesas associadas à aquisição de imóvel, que também são altas;
- As suas economias podem ser usadas para outros objetivos, como investir em algo que rende mais do que a casa ou pagar dívidas.
Contras do aluguel:
- O dinheiro do aluguel não cria patrimônio para você;
- Você tem controle limitado sobre a aparência da propriedade;
- O aluguel tende a aumentar de tempos em tempos;
- O proprietário pode vender o imóvel ou decidir parar de alugar para você;
- Há menos sensação de estabilidade ou permanência.
Situações em que você deve comprar:
- Você está em uma situação financeira sólida;
- Você quer construir patrimônio ao longo do tempo;
- Você prefere personalizar totalmente o seu espaço de vida;
- Você planeja ficar por vários anos;
- Você valoriza a segurança e a estabilidade.
Situações em que você deve alugar:
- Você prefere não cuidar da manutenção da casa;
- Você gosta de ter custos de vida fixos;
- Você não tem um pagamento inicial;
- Seu crédito precisa ser trabalhado;
- Você quer liberdade para se mover.
Portanto, tome tempo para avaliar o que é melhor para você e, independentemente da decisão, sempre tenha uma imobiliária parceira para te apoiar.
Conheça as vantagens da RE/MAX, encontre o imóvel perfeito para você e faça uma parceria de sucesso com a gente!