como funciona uma franquia imobiliária

Conheça as vantagens de uma franquia imobiliária, um dos modelos de negócio mais atraentes nos dias de hoje!

Uma franquia imobiliária é justamente o tipo de negócio que pode fazer com que o sonho de empreender, de forma bem sucedida, se torne realidade em menos tempo do que se possa imaginar. 

Este mesmo sonho pode fazer com que muitas pessoas acabem fazendo investimentos arriscados e que não garantem um modelo tão bem estruturado quanto o franchising de imóveis. 

Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência é de que empresas com até 3 anos de vida encontrem dificuldades para se manter, levando ao fechamento de 48 entre 100 delas. 

O que definitivamente não é o caso das franquias, especialmente as do ramo imobiliário, que se destacam pelas tantas vantagens que oferecem ao franqueado, e pela taxa de apenas 5% de fechamento nos primeiros anos de atividade. 

Além disso, o mercado de imóveis tem se mostrado não apenas extremamente sólido, como muito promissor e positivo, tendo alcançado um desempenho recorde em 2021, e registrando o melhor resultado da última década. 

Como se não fosse o bastante, o setor foi capaz de crescer admiravelmente acima da economia brasileira nos últimos dois anos. E para 2023, as previsões são igualmente otimistas, apontando para um novo ano de crescimento da indústria da construção. 

Diante de um retrato assim, tão otimista quanto realista, não é de se estranhar que o franchising de imóveis tenha se tornado tão atraente para tantos empreendedores, sejam eles de primeira viagem ou já experientes. 

Afinal, quando falamos sobre a negociação de um imóvel, transmitir confiança e segurança são fatores imprescindíveis. E é, além de identidade e reputação já estabelecidas, o que uma franquia pode oferecer para quem opta por este tipo de negócio. 

O que é e como funciona uma franquia imobiliária?

Uma franquia imobiliária nada mais é do que uma empresa licenciada, também chamada de marca, que faz a comercialização de venda ou aluguel de diversos tipos de imóveis.

Partindo disso, pode-se optar pelo nicho em que se deseja atuar, como por exemplo, casas e apartamentos de médio, alto e altíssimo padrão, ou terrenos de variados tamanhos e localizações para uma série de fins. 

A ideia é que as franquias sejam adquiridas por empreendedores para que se tornem filiais em suas respectivas cidades, e assim contem com a reputação e idoneidade da marca escolhida. 

Dessa forma, a empresa matriz disponibiliza ao franqueado toda a estrutura de que ele precisa para trabalhar, como know-how, modelo de negócios, capacitação de colaboradores, apoio no recrutamento e seleção, ponto de venda definido estrategicamente, carteira de imóveis, entre outros. 

Por exemplo, é comum que as marcas indiquem locais apropriados para que você tenha o seu negócio, ou ainda algo de praxe, que é fornecer todos os métodos e técnicas testadas previamente para que as chances de obter sucesso na empreitada se maximizem consideravelmente. 

Com toda esta estrutura oferecida, é possível afirmar que as franquias imobiliárias têm chamado a atenção de empreendedores experientes e também daqueles que nunca trabalharam no setor, mas confirmam as facilidades e os bons resultados demonstrados através de números. 

Quais as vantagens de uma franquia imobiliária?

A principal vantagem de possuir uma franquia imobiliária é a chance muito maior de obter sucesso, quando comparamos ao processo de criar e estruturar uma empresa partindo do zero. 

Como já ressaltamos, um franqueado recebe todo apoio possível da matriz, passando por diversos campos do negócio, e fazendo com que todo este desenvolvimento seja acompanhado por especialistas no setor. 

O modelo de franchising oferece, também, suporte na estratégia e análise de mercado, tendo ainda o marketing e a publicidade atrelados às campanhas feitas pela matriz, de forma que a sua franquia só tem a ganhar. 

Contudo, um dos pontos positivos mais óbvios é contar com um nome já conhecido pelo público e já estabelecido no mercado, facilitando a captação de clientes e os negócios que serão realizados. 

O poder da marca é outro fator decisivo no momento de decidir por uma franquia, já que o peso de uma marca consolidada é infinitamente maior do que o de uma empresa recém criada. 

Por fim, mas definitivamente não menos importante, vale falar sobre o baixo capital imobilizado que existe quando se trabalha neste modelo de negócio. 

Para citar, por exemplo, outros tipos de franquias, é possível que você despenda uma considerável quantia na compra de equipamentos e no abastecimento do estoque. E sabemos que produtos parados são sinônimo de perda de dinheiro – ainda mais se forem perecíveis. 

Já quando falamos em franquias imobiliárias, este tipo de problema praticamente se torna inexistente. Em geral, os custos fixos giram em torno do aluguel do imóvel onde está a empresa e da remuneração da equipe.

Vale a pena adquirir uma franquia imobiliária?

Para começar, vale a pena dizer que as franquias imobiliárias podem até ser relativamente novas em território brasileiro, mas há tempos elas têm feito grande sucesso ao redor do mundo.

Em países como a Austrália, pioneira no assunto, e os Estados Unidos, este modelo de negócio existe há mais de 50 anos e se estabeleceu como referência na comercialização de imóveis. Só na América do Norte, estima-se que 89% do mercado imobiliário seja comandado por franquias do setor.

E quando falamos sobre finanças, ao contrário dos custos operacionais que são relativamente baixos quando comparados a uma série de outros negócios, é possível dizer que as margens de lucro são bem altas. 

Os valores alcançados pela comissão da venda de um imóvel podem ser impressionantes, visto que o padrão é obter 6% da venda, mas de acordo com a variação do mercado é possível chegar até os 15%. 

Para se ter uma ideia, um imóvel de padrão médio com uma boa localização e boa planta, pode chegar aos R$850 mil reais. E o lucro dessa venda, tendo como base os 6%, é de 51 mil reais. 

No entanto, é importante lembrar que o processo de negociação no mercado imobiliário é mais demorado, e pode levar alguns meses para ser concluído. 

Portanto, se você está interessado em entrar para o ramo de imóveis, pode ser que o modelo de franquia imobiliária, com todos os seus atrativos, seja a melhor opção para você.

7 comentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *