Na hora de vender um imóvel, contratar uma imobiliária é essencial. Embora exista a possibilidade de fazer uma negociação direta com potenciais compradores, essa opção é sinônimo de mais trabalho, mais riscos e menor visibilidade do seu anúncio.

Já quando você conta com profissionais especializados, conseguirá cadastrar o seu imóvel em portais de grande alcance, além de ter auxílio em questões burocráticas e contar com intermediários na negociação com os interessados. Acompanhe este texto e conheça essas e outras vantagens!

Avaliação correta do produto imobiliário

A primeira grande vantagem de contratar uma imobiliária na venda do seu imóvel é a avaliação correta. Muitas vezes, é difícil para o proprietário precificar a sua casa ou apartamento para anunciar. Afinal, essa é uma tarefa que exige, entre outros:

  • conhecimento das tendências de mercado;
  • análise estratégica das condições de valorização, como o potencial da localização e a infraestrutura do entorno;
  • vistoria detalhada da propriedade.

Além disso, o proprietário pode fazer essa avaliação supervalorizando o bem. Entram em jogo aspectos como o apego emocional ao local e até mesmo o reconhecimento de investimentos feitos ali no decorrer dos anos. No entanto, isso pode dificultar a venda.

Os profissionais sempre farão uma precificação do produto imobiliário a partir de estudos e de forma justa e compatível ao comportamento de mercado. Esse também é um dos motivos pelos quais as pessoas procuram imobiliárias na hora de comprar: há uma confiança maior no valor estabelecido por quem realmente entende do assunto.

Anúncios direcionados

Uma imobiliária competente, conhecida e respeitada, certamente terá um excelente portal de anúncios de imóveis na internet, além de estratégias de grande alcance local, nacional e até internacional. Se for por exemplo, uma imobiliária que trabalha em rede, com lojas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, ela oferecerá plataformas próprias com milhares de corretores que trabalham para vender o seu produto. Quando você conta com esses diferenciais, automaticamente o seu imóvel ganha mais visibilidade.

Embora existam sites gerais de compra e venda em que você pode inserir o seu anúncio, é muito diferente quando o portal é especializado em imóveis. A começar pelos filtros: um possível comprador consegue fazer uma busca direcionada de acordo com parâmetros que ele valoriza no imóvel, como metragem, número de quartos, preço e localização.

O resultado é que as chances de seu imóvel ser visto por quem realmente tem potencial de compra são maiores. Isso reduz bastante o trabalho de prospecção que, provavelmente, não chegaria a lugar nenhum, e possibilita negociações mais certeiras.

Assessoria comercial

Além dos portais especializados em anúncios, ao contratar uma imobiliária, você tem acesso a um serviço decisivo: a assessoria comercial. Os corretores têm todo o conhecimento técnico para tornar uma venda possível, com argumentos de negociação que fazem muita diferença.

Além disso, empresas especializadas normalmente trabalham com encomendas de imóveis — uma prática impossível no caso da venda direta. Funciona assim: uma pessoa interessada em realizar uma compra entra em contato com a imobiliária e descreve o produto desejado.

Assim, mesmo que ela não encontre o que procura nos anúncios cadastrados, deixa registrado seu interesse em um imóvel com determinado perfil. Quando os corretores identificam um alinhamento entre o seu anúncio e uma encomenda, fazem o contato com o possível comprador e dão seguimento à negociação.

Credibilidade no mercado

Quem teria mais credibilidade no mercado: um proprietário tentando “vender o seu peixe”, com os recursos possíveis, ou uma empresa experiente, com alta visibilidade e que é regularmente fiscalizada? A segunda opção, certamente!

A imobiliária precisa ter um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Isso pesa muito para um potencial comprador, pois ele sabe que uma empresa séria só comercializa imóveis vistoriados e que há mais segurança em todas as etapas da transação.

Além disso, o interessado consegue usar a internet para pesquisar sobre a reputação da imobiliária, atestando a credibilidade. Já quando é um proprietário fazendo a venda, fica mais difícil comprovar a idoneidade do anunciante, o que pode facilmente levar um possível comprador a desistir da negociação, com medo de golpes ou irregularidades.

Mediação no atendimento

Outra grande vantagem de contar com uma imobiliária é a mediação no atendimento. Desde a etapa de prospecção, até o fechamento do contrato, passando por todo o contato e a negociação de valores, o proprietário não precisa se preocupar com nada: tudo é intermediado por profissionais competentes.

Assim, até mesmo a resolução de possíveis conflitos se dá de forma muito mais ágil e sem desgaste de nenhum dos lados. Sem contar que corretores experientes têm um olhar treinado para potenciais compradores.

Desse modo, se você perderia tempo e dedicaria esforços tentando convencer especuladores ao tentar vender o imóvel por conta própria, não passaria por isso com uma imobiliária.

Os profissionais sabem levantar boas propostas, reconhecer contatos que não passam de curiosidade e, ainda, auxiliar no convencimento de compradores com grande potencial.

Experiência administrativa e jurídica

Depois de todas as etapas de divulgação, negociação e atendimento, as vantagens de ter uma imobiliária no processo de venda se estendem ao fechamento do negócio. Por exemplo, você sabe quais são os documentos necessários para a transferência de propriedade? Os tributos a pagar? Como deve ser a redação do contrato?

Provavelmente não, certo? É normal: essa competência é bastante técnica e, inclusive, exige uma boa dose de conhecimentos legais. Ou seja, é um conhecimento que somente uma equipe especializada poderia oferecer.

Desse modo, ter a assessoria administrativa e jurídica agiliza todos os processos e evita que erros triviais sejam cometidos, além de garantir mais segurança, tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Economia de tempo e dinheiro

Diante de todos esses pontos, contar com uma imobiliária também representa economia de tempo e dinheiro. Você pode até pensar que a contratação de um pacote de divulgação, o comissionamento do corretor ou as taxas administrativas representam custos a mais e que, sem eles, a venda será mais lucrativa. No entanto, esse é um erro comum.

A verdade é que os serviços de profissionais especializados garantem melhores retornos financeiros para o vendedor. Até porque o suporte jurídico reduz ou até elimina a possibilidade de erros em relação ao pagamento de impostos, transferência de documentos, entre outros, o que evita retrabalhos e custos desnecessários.

Ainda, uma melhor divulgação do anúncio aumenta as possibilidades de venda em um prazo menor, evitando custos com o imóvel desabitado, como o pagamento da taxa de condomínio.

Como você viu, ter uma imobiliária experiente ao seu lado faz toda a diferença na hora de vender um imóvel. Não só devido ao alcance do anúncio, que é potencializado devido à credibilidade de mercado de uma empresa especializada, mas também devido a todas as facilidades para o proprietário.