Conheça a tecnologia da inteligência imobiliária, que traz benefícios a empresas, colaboradores e investidores

A inteligência imobiliária é uma consequência tanto da modernização digital que acelera a cada dia, quanto da alta competitividade que se apresenta atualmente no mercado. 

Essa tecnologia tem como intuito fazer a captação de dados relevantes para que empresas do ramo imobiliário possam aplicá-los, de forma que tragam benefícios a elas e a seus corretores. 

O intuito é que com essas informações específicas, melhores avaliações possam ser feitas, e decisões estratégicas possam ser tomadas de forma mais assertiva, deixando dúvidas de lado. 

A utilização de dados não é exatamente uma novidade para quem vem acompanhando o desenvolvimento tecnológico do mercado imobiliário. 

Contudo, o que tem sido visto com bons olhos é a forma inovadora com que este tipo de informação tem sido utilizada para impactar verdadeiramente e positivamente nos negócios. 

Com elas é também possível gerar indicadores, rever posicionamentos, traçar metas e fazer melhores projeções. Ou seja, é basicamente ter certeza do que está sendo feito. 

Todos estes pontos são extremamente favoráveis, pois o mercado imobiliário, por ter uma natureza resiliente, passa por movimentos constantes. O que quer dizer que ele se adapta à sociedade, que também está em permanente mutação. 

Dessa forma, é possível entender e acompanhar todas essas transformações, sem deixar que tendências passem despercebidas. 

E é justamente por conta disso, que o enorme volume de dados que são gerados diariamente, precisa ser armazenado, organizado e cruzado. Tudo isso com fácil acessibilidade. 

Assim, a inteligência imobiliária se tornou uma ferramenta fundamental quando se trata de lidar com a competitividade do mercado. Além de ser um grande recurso disponível em tempos de instabilidade. 

Portanto, para ter alguma vantagem em uma situação de grande concorrência como a que vemos hoje, é preciso investir em tecnologia. Ainda mais quando se trata de informação. 

Uma nova era para imobiliárias e corretores

Convenhamos que com todas as tecnologias disponíveis, não existe mais espaço para avaliações apressadas, precificação enviesada por pouca amostragem de dados ou qualquer outra opinião baseada em uma visão ultrapassada do mercado.

O que possuímos hoje é capaz de analisar e mensurar o comportamento humano, que dita o comportamento do mercado, em números e dados analíticos que trazem muito mais segurança. 

Através dessas informações, a inteligência imobiliária é capaz de proporcionar uma visão de longo prazo no setor, além de fazer a análise de ativos financeiros e ajudar a tornar em realidade uma precificação mais rápida, descomplicada e justa. 

Para exemplificar como essas inovações são positivas, podemos imaginar uma pesquisa de preços feita de forma tradicional, tomando como base outros imóveis semelhantes na mesma região. A amostragem costuma considerar em torno de dez imóveis, e é provável que o próprio corretor tenha certas tendências na comparação, seja com outros de valor elevado ou mais baixo, influenciando na geração de um preço final mais justo.

No entanto, a inteligência imobiliária é capaz de reunir dados de vários meses, eliminando discrepâncias, considerando o tempo de ociosidade do imóvel e oscilação nos valores. Dessa forma, a tecnologia se mostra uma poderosa ferramenta para que tudo seja feito da melhor forma, a mais atual e real. Além de proporcionar a corretores e investidores empoderamento, agregando ainda mais valor ao serviço prestado pela imobiliária. 

Motivos para aplicar a inteligência imobiliária na sua empresa

Atualmente, muitos especialistas dizem que utilizar a inteligência imobiliária já não é apenas um diferencial competitivo, mas um fator determinante para a sobrevivência e adaptação das empresas. 

Em um mundo digital, em que as pessoas têm acesso massivo a diferentes tipos de informação e geram uma enorme quantidade de dados, é preciso fazer um uso inteligente deles para agregar valor a um negócio. 

Otimização do tempo

Negociar imóveis, seja para venda ou aluguel, costuma consumir bastante tempo de ambas as partes. Afinal, corretores e interessados precisam alinhar suas agendas para que as visitas sejam feitas. 

Com a inteligência imobiliária, é possível fazer um cruzamento de dados, selecionando previamente apenas imóveis que atendam ao perfil do comprador ou locatário, como tipo, tamanho, localização, entre outros detalhes.

Também pode ser feita a utilização de aplicativos que sincronizem a data de visita, desejada pelo interessado, com as agendas de corretores da imobiliária, facilitando ainda mais o processo. 

Tipo de imóvel mais negociado

A análise de dados de todas as transações, feita pela inteligência imobiliária, permite que a empresa consiga saber quais são os tipos de imóveis mais negociados, além de permitir saber se são feitas mais vendas ou locações. 

Dessa forma, corretores e imobiliárias podem se especializar em determinado tipo de transação, bem como adotar estratégias de marketing melhor direcionadas.

Melhor performance por região

Saber em quais regiões a empresa está tendo melhores resultados é outro importante indicador no setor imobiliário. 

Para isso, deve-se levar em conta não apenas o volume de transações, mas também o valor total delas. E é justamente isso que a inteligência imobiliária pode fornecer, com relatórios que tenham base no histórico dessas negociações. 

Com isso em mãos, é possível filtrar as informações por bairro, data, corretor, entre outros fatores.

Viabilidade econômica

Para construtoras e incorporadoras, é preciso fazer projeções sobre os riscos do capital investido. Afinal, o sucesso de qualquer empreendimento depende, basicamente, da sua viabilidade econômica.

A inteligência imobiliária analisa o comportamento de fatores relacionados à projeção da receita, e é possível simular orçamentos, valores e vendas, por exemplo, dentro de determinados cenários.

Mapeamento de regiões

O local onde será feito o empreendimento é, claramente, um dos principais pontos a serem levados em conta. Pois é a partir dele que serão definidos padrões e perfis de venda. 

A inteligência imobiliária permite que sejam analisados fatores referentes à localização como um todo, incluindo condições que interferem na viabilidade da obra e influenciam nas vendas, como trânsito, transporte, comércios locais e planos urbanísticos para a região, por exemplo.

Por isso, se você pretende desenvolver o seu negócio e mantê-lo competitivo, o caminho mais próspero é investir na tecnologia, e consequentemente na inteligência imobiliária. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso Blog!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *