Écomum que muitas pessoas decidam se aventurar empreendendo no ramo das franquias e tente trazer para a sua cidade a licença de uma franquia de renome. Normalmente, quando vamos dar este passo, sempre pensamos no tipo de franquia que mais se encaixa em nosso perfil. Mas você já tentou imaginar o contrário? Qual o perfil de franqueado as franquias buscam para levantarem a bandeira de suas marcas?

É fato que nem toda franquia dá certo, mas isso se deve ao fato de, muitas vezes, o franqueado não assumir determinadas posturas ou não possuir certas qualificações. Mas afinal, será que você teria o perfil ideal para se tornar um franqueado de sucesso? Descubra abaixo

1. Saber delegar

Pode parecer uma coisa boba, mas saber delegar determina a gama de qualidades que um franqueado de sucesso precisa ter. Isso porque o dono do negócio, geralmente, é alguém que domina todas as operações da empresa. Então, muitas vezes, caímos na seguinte armadilha: gasto um tempo ensinando meu colaborador a fazer isso, ou faço eu mesmo de forma mais rápida.

O problema é que o acúmulo de funções vai se tornando uma bola de neve nas mãos do franqueado e, em pouco tempo, ele se vê mais no operacional da empresa do que no estratégico. E uma empresa sem a parte estratégica é como um barco sem ninguém no leme e com toda tripulação jogando lenha nas caldeiras. Ou seja, ele até está andando, mas ninguém sabe para onde está indo.

Delegar e treinar a equipe são exemplos de liderança madura, além de contribuir para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

2.Gestão de talentos

É tão bom quando percebemos talentos em nosso time não é verdade? O problema é que, às vezes, pessoas talentosas costumam ser… como dizer?… um pouco difíceis de se conviver. Não é uma regra, claro. Mas acontece com muitos talentos. Já que o cérebro dele trabalha numa velocidade diferente das dos demais.

Nessa hora é preciso ter um pulso firme para a condução desses talentos, impedindo que eles gerem o máximo de produtividade e o mínimo de ruído.

3.Bom relacionamento

Você conhece algum empresário bem sucedido que tenha poucos contatos? Pois é. Nem eu. Uma rede de contatos é sempre interessante para você se manter na vanguarda do conhecimento. Por meio desta rede, você consegue informações antes de seus concorrentes, faz alianças que serão prósperas para o seu negócio e ainda consegue receber indicações do seu serviço.

É pra ontem então abrir uma conta em uma rede social e passar a frequentar mais eventos sociais em sua cidade.

4.Valorização do compartilhamento

Vivemos em uma era em que conteúdo virou sinônimo de marketing. Não que o empresário que retenha o conhecimento só para ele seja mal visto, na realidade, ele simplesmente não é visto.

Entregue o que você tem de melhor para seus funcionários e stakeholders e eles começarão a vir até você.

Crie um blog ou use suas redes sociais para propagar seu conhecimento.

5.Cooperação

O verdadeiro líder não é aquele que diz o que deve ser feito. Mas ele vive a experiência do aprendizado com seus colaboradores. Não adianta simplesmente encher a cabeça de todos com uma série de procedimentos, é preciso ter uma alma cooperativa.

Isso precisa também extrapolar as paredes do seu negócio e da sua empresa. Você já pensou em se envolver um pouco mais com os órgãos de classe que regem o seu setor? Já pensou em abrir em sua cidade um polo para troca de ideias entre seus concorrentes e outros empresários? Já pensou em trazer oficinas, cursos, treinamentos para enriquecer ainda mais o seu setor e profissionalizar o mercado?

Por mais que essas atitudes possam parecer uma forma de entregar estratégia para o seu concorrente, saiba que é bem o contrário disso. Um mercado profissionalizado é capaz de mostrar a sociedade a importância de se contratar esse tipo de serviço com mais frequência e ainda consegue subir os honorários de todos: os seus e os dos seus concorrentes. Com mais compradores no mercado, dispostos pagar mais caro pelo serviço, não há como a estratégia ser um mau negócio para você, concorda? É a típica relação ganha-ganha.

6.Empreendedor

Infelizmente, tem muita gente no mercado que confunde vontade de ter uma empresa com empreendedorismo. Pessoas podem ter vontade de ter uma empresa por vários motivos: querer mandar nos outros, ter uma posição de destaque no mercado, não ter nenhum chefe a quem se reportar, ter flexibilidade de horários e muitos outros.

Empreendedorismo definitivamente não é isso. Se eu pudesse classificar com as minhas próprias palavras, diria que empreendedorismo é o desejo real de resolver problemas no mercado. E fazemos isso por meio de oferecimento de serviços, bens, produtos. Se temos essa premissa na cabeça, sabemos que os problemas no mercado mudam com o tempo e com isso, o empreendedor também muda para se adaptar e resolver os novos problemas que virão.

7.Dedicação e disponibilidade

Você precisa entender de uma vez por todas o que é essa dedicação. Não é fica no seu negócio de segunda a segunda e de sol a sol. Se isso está acontecendo, você está agindo errado. A parte operacional do seu negócio precisa de ser conduzida pelos seus funcionários. E para isso, é necessário que você dedique seus primeiros momentos ao treinamento. Para que você não tenha que gastar seu precioso tempo com essas atividades que qualquer um na empresa pode fazer.

Em seguida, você se dedicará ao estudo do seu mercado, às estratégias que adotará, às metas que precisam ser atingidas. Ou seja, você se dedicará ao seu negócio de maneira diferente: você será um facilitador para que o trabalho operacional ocorra da melhor maneira possível.

Isso vai deixar você mais disponível a reuniões importantes e grandes alianças. Pense em empreendedores que possuem 10 ou 20 empresas. Você já se perguntou como eles conseguem fazer isso? Simples. Eles treinam o operacional para ficarem com o estratégico. Colocam as pessoas certas no lugar certo.

8.Autonomia

Ter autonomia não é simplesmente agir. Mas agir quando preciso e gastar a energia da ação do jeito certo. O franqueado de sucesso vai receber uma série de diretrizes da matriz, mas para outras ações terá um campo aberto para conduzir de sua forma. O que se faz nesta seara vai determinar o franqueado de sucesso dos demais. Saiba quando deve agir e saiba como deve agir.

9.Organização e responsabilidade

Você vai descobrir rápido que levar certos problemas para o travesseiro é uma péssima ideia. Se não quer fazer, delegue. Se não pode delegar, faça e faça HOJE.

10.Identificação com o modelo de negócio

Você não pode ser dono de qualquer negócio, ainda mais se for marinheiro de primeira viagem, o ideal é que você detenha algum ou, de preferência, muito conhecimento da área em que vai se aventurar. Afinal de contas, nosso mercado vive de bons e maus momentos. E pode ser que num desses maus momentos, você tenha que se tornar em parte operacional para poder enxugar equipe de trabalho. Imagine você que não sabe fritar um ovo tendo que se aventurar na cozinha de um restaurante que tenha sido fundado por você? Difícil, não?

11.Flexibilidade para o aprendizado

Desça do pedestal. Os líderes admirados são aqueles que admitem seus erros e recomeçam sempre corrigindo. Muitos donos de empresa, querem que seus funcionários estejam em contínuo aprendizado, mas em momento nenhum mostram que também estão aprendendo. Pode ter certeza disso: um chefe que se atualiza, constrange os seus colaboradores a buscar informações também.

12.Possui recursos financeiros

Quantas vezes você já ouviu falar que empresas quebram por causa do capital de giro? Muitas né? É por isso que os recursos financeiros são de suma importância. O empreendedor vai precisar colocar a mão no bolso para segurar a empresa mês a mês até que ela atinja o ponto de equilíbrio. Então, se você pretende empreender, saiba que as contas dos primeiros 60 dias não são suficientes para fechar a matemática do negócio, você vai precisar sustentar o seu negócio por um pouco mais de tempo.

Bem! É isso.
Esperamos que o material tenha sido rico em informações para nortear a sua jornada. E esperamos mais ainda que você tenha conseguido se identificar com as características.

Que tal saber se na prática você está pronto para gerenciar uma empresa ou franquia? Então clica aqui e participe do nosso Quiz: Você tem o perfil ideal para ser um empreendedor?