investir em imóveis

Conheça formas seguras e rentáveis de investir em imóveis, diversificando e aumentando o seu patrimônio

Investir em imóveis segue como um dos caminhos mais seguros de aumentar o próprio patrimônio. Em diferentes modalidades, é possível ampliar e diversificar a própria renda contando com um dos mercados mais sólidos da atualidade. 

Mercado este que vem se mostrando extremamente promissor e positivo, tendo alcançado um desempenho recorde em 2021, e registrando o melhor resultado da última década. 

Além disso, o segmento cresceu consideravelmente acima da economia brasileira nos últimos dois anos. Trazendo para o segundo semestre de 2023 previsões igualmente otimistas, e apontando para um novo período de crescimento da indústria da construção. 

Diferente de investimentos como, por exemplo, os da bolsa de valores, que sofrem alterações diariamente e tendem a trazer mais riscos, principalmente para investidores não tão experientes, com os imóveis é possível ter uma garantia física. 

É o que se chama de lastro imobiliário, e reflete a realidade de que é pouquíssimo provável que, de uma hora para a outra, uma propriedade perca todo o seu valor e cause grandes prejuízos. 

O sentimento de insegurança também pode ser amplificado na comparação, porque quando investimos em algo não tão palpável e voltado unicamente para o futuro, é difícil ter controle sobre fatores como quando e como será a valorização.

Não é o que se vê no mercado imobiliário, pois nele se tem maior controle na hora de escolher o tipo de imóvel que quer comprar, região, padrão, além do amplo número de modalidades possíveis para se investir.

E como dissemos, a construção civil ocupa relevantes posições na economia nacional em movimentação de recursos, captação de investimentos, geração de empregos, entre outros números de destaque.

Veja alguns dos benefícios de investir em imóveis:

  • Valorização: possibilidade de aumento dos preços e cotações;
  • Liquidez: trata-se de um mercado de produtos financeiros com ótima liquidez;
  • Renda passiva: oportunidade de construção de patrimônio para viver de renda;
  • Riscos diversificados: amplo número de modalidades de investimentos permite diversificar o risco;
  • Preservação do patrimônio: o mercado imobiliário também passa por correções nos valores e tem seu índice de inflação próprio;
  • Benefícios fiscais: alguns tipos de investimentos contam com isenção no Imposto de Renda.

4 formas de investir em imóveis e obter mais lucro

Fundos Imobiliários (FIIs)

Um dos tipos de investimento mais procurados nesse segmento atualmente, seja por investidores pessoa física, jurídica ou institucionais, são os Fundos Imobiliários (FIIs).

Nestes veículos, vários investidores entram com uma fração do patrimônio total do Fundo e, sob a administração de um gestor, os valores são aplicados na construção e/ou exploração de imóveis comerciais (FIIs de tijolo) ou produtos do mercado imobiliário (FIIs de papel).

A partir disso, o cotista ganha tanto com a valorização das suas cotas, quanto com o recebimento dos aluguéis dos imóveis ou geração de renda do Fundo, uma vez que é obrigatório distribuir ao menos 95% do resultado líquido entre cotistas.

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários:

  • Rendimentos isentos de Imposto de Renda;
  • Administração por um gestor profissional;
  • Diversificação em vários imóveis com um único investimento;
  • Investir com baixos valores (as cotas custam entre R$10 e R$200, geralmente);
  • Baixos custos com taxas administrativas e performance.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Outra alternativa para diversificar sua carteira de Renda Fixa com aplicações neste setor é por meio das Letras de Crédito Imobiliário (LCI). 

Ao investir nessa alternativa, você disponibiliza dinheiro para que bancos e/ou instituições financeiras o emprestem para iniciativas relacionadas ao desenvolvimento do mercado de imóveis.

Em troca, há uma remuneração conforme a variação do CDI, uma taxa definida no momento da compra do título. Além disso, as LCIs ainda contam com a vantagem de serem isentas de Imposto de Renda.

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Ainda na Renda Fixa, o investidor tem à sua disposição os investimentos em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

Os CRIs são destinados a financiar transações do ramo, funcionando de modo semelhante à LCI. 

Você faz a compra de um título e disponibiliza seu dinheiro ao emissor. Como compensação, receberá o que investiu acrescido dos juros com base no CDI. E isso acontece dentro de um prazo combinado no momento da compra.

Muitos Fundos Imobiliários de Recebíveis, também chamados de FIIs de papel, investem em CRIs para a composição de suas carteiras.

Imóveis para locação

Esta é uma das mais tradicionais, procuradas e preferidas modalidades de investimento entre os brasileiros. Pois, como já ressaltamos, o lastro imobiliário traz maior segurança para quem investe, além da possibilidade de viver de renda com os valores recebidos mensalmente. 

Por isso, listamos as vantagens de optar por este tipo de investimento:

Expectativa de valorização

Muitos fatores podem influenciar em como um imóvel será valorizado, como o desenvolvimento do bairro em que ele está localizado, por exemplo. 

Não é possível prever exatamente de que forma e nem em quanto tempo, mas como dissemos, o mercado segue cada vez mais aquecido, o que influencia diretamente na valorização dos imóveis.

Rendimento a longo prazo

Muitos dizem que investir em imóveis para alugar é ter um bem “que se paga sozinho”. Isso significa que você pode dar uma entrada e utilizar o valor do aluguel para pagar o financiamento, sem necessidade de tirar o valor do seu bolso. 

Dependendo do valor do aluguel, é possível pagar mais de uma parcela de uma vez, amortizando a dívida para diminuir o tempo de financiamento e reduzir os juros.

Comprar na planta 

Se você não tem um bom valor para dar de entrada ou não está com pressa para alugar o imóvel, comprar na planta pode ser a melhor escolha. Pois quanto antes você efetuar a compra, maior será a margem de lucro no futuro. 

Inquilinos esporádicos 

Ao decidir alugar o seu imóvel, é possível avaliar qual é a modalidade de aluguel mais vantajosa para você. 

Alguns fatores que devem ser levados em conta são: tempo gasto com administração do imóvel, manutenção e outras questões burocráticas versus retorno financeiro.

Caso você tenha tempo livre para receber pessoas, acompanhar calendário de locações de curto prazo e deixar tudo organizado, pode ser que valha a pena colocar o imóvel decorado em plataformas de aluguel para quem viaja a turismo ou trabalho e fica na cidade por pouco tempo.

Inquilinos fixos

No entanto, se não dispõe desse tempo para organizar todo o fluxo de manutenção e pessoas, ou prefere ter um valor mensal fixo garantido, o aluguel convencional pode ser a melhor opção para rentabilizar o seu investimento, com contratos que variam de 24 a 30 meses, e reajuste anual com base no IPCA ou IGPM.

Portanto, se você tem interesse em investir no mercado imobiliário e está à procura de uma parceria perfeita para tornar seus sonhos realidade, entre em contato conosco e conheça as vantagens de ser um parceiro RE/MAX!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *