O posicionamento é uma das ferramentas mais importantes de um Corretor de Sucesso. É uma estratégia que tem como objetivo tornar o Corretor especialista e referência em uma região específica de atuação.
O Corretor pode optar por se especializar em um bairro ou delimitar ruas específicas, até mesmo algum condomínio de sua preferência e concentrar seu trabalho naquele lugar. É possível também se posicionar atendendo algum tipo de padrão, imóvel ou público específico. A escolha deve ser feita de acordo com as habilidades e familiarização do Corretor. Quanto mais conhecimento ele já possuir sobre a sua região, melhor será seu resultado.
O que preciso saber para ser especialista em uma região?
Tudo! E é por isso que é recomendado que você defina uma região limitada e que não seja grande demais (tornando-a difícil de conhecer totalmente). Você vai precisar levantar todas as informações possíveis como densidade demográfica, faixa etária das pessoas que vivem ali, tipos de famílias residentes, classe econômica e social, localização e referência de pontos importantes, centros comerciais, aeroportos, terminais de ônibus/metrô, escolas, supermercados, farmácias, hospitais, etc., rede de transporte público, áreas verdes, parques e centros esportivos.
Como é um número muito grande de detalhes, torna-se muito interessante se posicionar na região em que se vive – Ali você já conhece pessoas, tem a sua rotina e é sempre visto.
Fazendo este trabalho você terá maior foco, maior assertividade nos negócios, redução de gastos com publicidade além de conquistar um maior números de parcerias e referências.
Faça seu marketing pessoal
Se você já conhece a região e se especializou, é hora de selecionar os principais pontos físicos para poder deixar alguns dos seus materiais de trabalho, conversar com as pessoas e estar sempre presente nos eventos importantes daquele lugar.
Para divulgar o seu trabalho, você vai precisar utilizar todas as ferramentas de marketing que estiverem ao seu alcance. Coloque placas com seu nome em todos os imóveis que captar, entregue sempre seu cartão de visitas, prepare flyers/folders/folhetos mostrando sua forma de trabalho e distribua na região. Utilize o marketing digital ao seu favor também, se possível.
É necessário estar sempre visível para que quando alguém precise de serviços imobiliários, você seja o primeiro da lista a ser lembrado.
Exemplos de sucesso
Na RE/MAX o posicionamento é uma prática muito comum e, por isso, é fácil encontrar cases de sucesso. Se você quiser conhecer mais a respeito, vale a pena dedicar alguns minutos para ouvir o depoimento da Sandra Canellas. Ela é uma das Corretoras da RE/MAX de maior referência nesta estratégia, com muitos resultados expressivos.
Neste vídeo ela dá várias dicas de como iniciar o trabalho de posicionamento.