Uma franquia imobiliária pode significar grande mudança profissional para um corretor autônomo, trazendo muitas novas oportunidades e possibilitando atuação mais ampla no mercado.
É comum também que estes profissionais enfrentem um dilema nesse processo, que basicamente consiste em decidir se seguirá sua jornada por conta própria, ou se terá o apoio de uma marca para alavancar sua carreira.
Isso porque grande parte dos que começam na profissão têm como intuito desbravar sozinhos todas as chances que surgirem, pavimentando os próprios caminhos, desenvolvendo trabalhos de excelência e ganhando o reconhecimento de todos à sua volta.
Ainda assim, atualmente, começar um projeto do zero é consideravelmente mais difícil do que era tempos atrás. E muitos dos fatores que podem ou não contribuir para o sucesso se apresentam de forma diferente.
Hoje, nós vivemos em uma constante transformação, passando pelo cenário econômico, pelo contexto social do país e pela própria mudança de hábitos que a recente pandemia proporcionou.
Por isso, quando colocamos em pauta a possibilidade de investir em uma franquia imobiliária, contando com todo o aparato estratégico, conhecimento e profissionalismo, é comum que se desperte interesse.
Afinal, desbravar novos horizontes tendo um enorme apoio de uma marca renomada e experiente no mercado, parece muito mais atraente do que se aventurar e ter de arcar sozinho com quaisquer problemas que aparecerem pela frente, não é mesmo?
Optar pelo franchising de imóveis representa, além de poder conduzir um negócio tendo como diferencial uma marca com nome forte por trás, mitigar boa parte dos riscos de um insucesso na empreitada.
É o que mostra a conjuntura atual do mercado, que favorece esse tipo de investimento. Já que, conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou, no primeiro semestre de 2022, alta de 12,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O que representa, de forma líquida, que o valor passou de R$81,02 bilhões para R$91,43 bilhões. Sendo o segmento de Casa e Construção o quinto que mais cresceu, com 13,5% do total.
Sendo assim, caso você ainda esteja em dúvida sobre investir ou não em uma franquia imobiliária, preparamos uma lista com bons motivos para que a sua resposta para este futuro seja positiva.
4 motivos para investir em uma franquia imobiliária
#1. Confiabilidade
As franquias imobiliárias existem há muito tempo em países de primeiro mundo, e basicamente dominam o setor em parte deles, atuando como referência na comercialização e aluguel de imóveis de todos os tipos.
Esta confiança é gerada através da idoneidade das marcas que oferecem o franchising, e também por conta de todo o suporte que é disponibilizado ao empreendedor para que ele possa obter sucesso, como know-how, modelo de gestão exclusivo, planejamento e gestão de carteira de imóveis, entre outros.
O modelo de franchising oferece, também, suporte na estratégia e análise de mercado, tendo ainda o marketing e a publicidade atrelados às campanhas feitas pela matriz, de forma que a sua franquia só tem a ganhar.
Sem contar com todo o treinamento da equipe, incluindo o do proprietário, e também o suporte jurídico, que são oferecidos, o que faz com que as bases do negócio sejam sólidas.
Além disso, de acordo com pesquisa feita pelo IBGE, empresas com até 3 anos de vida tendem a encontrar dificuldades para se manter, levando ao fechamento de 48 entre 100 delas.
O que não acontece com as franquias, sobretudo com as do ramo imobiliário, que se destacam pela taxa de apenas 5% de fechamento nos primeiros anos de atividade.
#2. Rentabilidade
O mercado imobiliário tem se mostrado muitíssimo sólido e positivo, tendo alcançado um desempenho recorde em 2021, e registrando o melhor resultado da última década.
Além disso, o setor cresceu acima da economia brasileira nos últimos dois anos. E para 2023, as previsões seguem otimistas, apontando para mais um ano próspero de crescimento.
Tendo isto em vista, podemos destacar que se por um lado os custos operacionais de uma franquia imobiliária são baixos, envolvendo geralmente apenas o aluguel do imóvel onde está situada a empresa e a remuneração da equipe, por outro, os lucros são consideravelmente altos.
Levando também em conta que o processo de negociação no mercado imobiliário é mais demorado do que em outras áreas, os valores alcançados pela comissão da venda de um imóvel podem ser impressionantes.
Hoje, o padrão de comissão é de aproximadamente 6%. Entretanto, de acordo com a variação do mercado, é possível chegar até os 15%.
Para se ter noção do que estamos falando, um imóvel de padrão médio, bem localizado e com boa planta, pode chegar aos R$850 mil reais. E o lucro dessa venda, tendo como base os 6%, é de 51 mil reais.
#3. Marca de renome
É indiscutível que ao escolher ter a própria franquia imobiliária, as chances de obter sucesso são muito maiores, quando comparamos este processo ao de criar e estruturar um negócio partindo do zero.
Além do franqueado receber todo o apoio, a estrutura, o conhecimento e as técnicas da marca matriz, ao entrar nesta modalidade de negócio, todo o desenvolvimento da empresa será acompanhado por esta mesma marca através de especialistas do setor.
E claro, um dos maiores pontos positivos é poder contar com um nome conhecido no mercado, como é o caso da RE/MAX, estabelecida nacional e internacionalmente como uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas do setor, o que facilita muito a forma de captar clientes e a venda de imóveis.
O poder de negociação obtido pelo uso da marca é também outro fator decisivo para optar por uma franquia, já que o peso de um nome consolidado é muito superior ao de uma empresa recém criada.
#4. Expansão
Como ressaltamos, muitas das pequenas e médias imobiliárias existentes hoje no Brasil, atuam com limites regionais, tornando-se referências em determinados locais e desenvolvendo seus negócios de forma limitada.
Contudo, ao aderir ao modelo de franchising, isso deixa de ser um fator problemático, já que, com o apoio da marca matriz, as franquias imobiliárias podem expandir seus limites geográficos de atuação, pois todas as unidades trabalham em rede, facilitando negócios em diferentes regiões de uma mesma cidade, por exemplo.
Isso quer dizer que é possível que uma unidade venda o imóvel captado por outra e vice-versa, dividindo os valores de comissão, e aumentando em muito as possibilidades de bons resultados.
Portanto, em vista dos pontos que trouxemos, você só tem a ganhar no mercado imobiliário optando por investir em uma franquia imobiliária.
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1) Qual o valor da marca RE/MAX ?
2) qual a posição da RE/MAX no segmento Imobiliário ?
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