No mundo imobiliário, onde a confiança e a ética são essenciais, a corretora de imóveis Suzana Mari, da RE/MAX ACQUA, em Ribeirão Preto, São Paulo, destaca-se como um exemplo inspirador de integridade e sucesso. Em entrevista exclusiva, ela compartilha suas perspectivas sobre a ética nos negócios imobiliários e como essa abordagem a levou a se destacar como uma das corretoras mais respeitadas da rede.
COMO VOCÊ DEFINIRIA A ÉTICA NOS NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS?
A ética nos negócios imobiliários, essencialmente, é a honestidade. Eu acredito que ser transparente com o cliente é essencial para construir confiança.
A honestidade e a transparência são realmente pilares fundamentais para estabelecer um relacionamento sólido com os clientes no mercado imobiliário. Quando você é transparente e honesto, o cliente sente isso e a negociação flui.
Quando os compradores e vendedores percebem que podem confiar em seu corretor, isso não apenas facilita o processo de negociação, mas também constrói uma base para relações duradouras. Para mim, a transparência e a verdade vêm em primeiro lugar.
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS ÉTICOS QUE VOCÊ ADOTA EM SUA ATUAÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO?
Meus princípios éticos envolvem informar e compartilhar todas as informações com os clientes, desde detalhes das propriedades até os procedimentos do mercado.
Com clientes vendedores, acredito que é crucial ser transparente desde o primeiro passo, como o estudo de mercado e precificação do imóvel. Para cada imóvel sob minha curadoria, ofereço máximo serviço de excelência, com ações e estratégias exclusivas, diferenciadas e personalizadas. Faço estudo de mercado personalizado para precificação correta. Uma análise de mercado detalhada é realizada. Estas informações ajudam a determinar o preço adequado para o imóvel, indicando o valor exato para venda considerando os parâmetros do mercado atual. Com a precificação correta, o cliente tem a certeza de que está fazendo um excelente negócio. Acredito ser extremamente importante apresentar este estudo para o cliente e mostrar o que o mercado está pedindo, esclarecendo expectativa x realidade.
Com clientes compradores, o ponto extremamente importante, é conhecer em profundidade todos os detalhes do imóvel e região, para você passar para o cliente comprador essa segurança.
Informações precisas são a base para negociações bem-sucedidas. Além disso, a atenção aos detalhes e a ênfase na segurança do cliente ao comprar imóveis são características imprescindíveis.
QUAL É O PONTO MAIS IMPORTANTE A SER CONSIDERADO NA ÉTICA NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES?
O ponto mais importante na ética é saber que estamos lidando com pessoas. E pessoas têm sentimentos.
Eu compreendo a dor e alegria do outro. Cada cliente tem suas emoções, e a compra ou venda de um imóvel pode se dar por motivos felizes ou difíceis, mudanças na vida, dentre diversas situações. Tentar entender o que o cliente está passando e o que ele precisa é fundamental para uma negociação de sucesso. Isso envolve compreender a jornada emocional do cliente e agir com delicadeza, humanidade e confiança. Todos os clientes acabam virando meus amigos, em razão dessa relação de confiança. A meu ver, a ética está estritamente ligada à confiança, e a consequência disso nos negócios, acaba sendo a fidelização.
Minha abordagem de transformar clientes em amigos reflete minha dedicação à construção de conexões significativas, além de negociações bem-sucedidas.
COMO VOCÊ GARANTE A PRIVACIDADE E A SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES DOS CLIENTES?
A garantia da privacidade e segurança das informações dos clientes é algo que levo muito a sério. É como ser a guardiã dos sonhos e histórias de vida das pessoas.
Preocupo-me com a confidencialidade e respeito às informações pessoais. Minha educação sempre enfatizou o respeito ao próximo e a compreensão das questões alheias, então levar essa ética para minha carreira é algo natural.
Acredito que o respeito pela privacidade dos clientes é uma demonstração notável de integridade. Essa abordagem sólida garante que os clientes se sintam seguros ao compartilhar informações pessoais, criando um ambiente de confiança durante todo o processo de negociação.
COMO A ÉTICA IMPACTA EM SUA CARREIRA?
A ética desempenha um papel crucial em minha carreira. Ela de fato fez meu nome no mercado imobiliário, como uma profissional ética. Todos os imóveis com os quais trabalho são fruto de indicações.
A ética construiu minha reputação como uma profissional transparente, o que faz com que as pessoas me procurem. Tanto meus clientes atuais quanto aqueles que chegam até mim vindos de outras pessoas o fazem devido ao meu compromisso com a transparência e a verdade.
Com os colegas, a mesma dinâmica. Acredito na comunicação, prezo por manter relações transparentes, preservando meu nome, minha marca pessoal e mais do que isso, minha caminhada neste mundo.
A construção de uma reputação baseada na ética é uma estratégia sólida para o sucesso no mercado imobiliário. A abordagem de se tornar uma referência ética no setor, tanto para clientes quanto para colegas, é um caminho de orgulho e imensa alegria.
PODE COMPARTILHAR EXEMPLOS DE SITUAÇÕES EM QUE A ÉTICA DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA TOMADA DE DECISÕES?
A ética é fundamental em todos os passos da transação imobiliária. É imprescindível verificar informações com cautela, para se ter certeza das informações que estão sendo repassadas.
Aprendi a importância da cautela. Sempre passo um pente fino em tudo antes de repassar qualquer dado para vendedores ou compradores, garantindo que a verdade prevaleça. Essa cautela chama-se responsabilidade. Sempre fui muito cautelosa com todas as minhas negociações.
Garantir que a checagem de informações prevaleça em todas as transações é crucial para manter a integridade e a confiança com os clientes e colegas.
COMO VOCÊ VÊ A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CORRETOR?
Acredito que nossa responsabilidade vai além dos negócios imobiliários. Estou sempre disponível para ajudar aqueles que precisam, seja onde for.
Acredito que devemos ajudar o próximo. Se alguém, um dia, te falar que não desistiu por sua causa, pelo seu exemplo, você saberá que fez a diferença e que tudo valeu a pena.
Com o cliente, a minha prioridade é sempre oferecer a ele um atendimento de excelência em todas as etapas da negociação. Meu foco é contribuir para realizar sonhos.
De forma geral, quero servir de inspiração para outras pessoas, mostrar que elas também podem ressignificar suas vidas, construir novas caminhadas e alçar voos mais altos em suas carreiras.
ALGUM CONSELHO PARA CORRETORES QUE DESEJAM APRIMORAR SUA REPUTAÇÃO COMO AGENTES ÉTICOS?
Meu conselho é que há espaço para todos no mercado. É importante não atropelar os outros e valorizar a ética nas relações com outros corretores.
Podemos nos inspirar uns nos outros, trabalhar em parcerias, aprender, trocar experiências e crescer juntos. Acredito firmemente que a ética é o caminho para construir uma reputação sólida. É mais que trabalho, é sobre a vida.
Destaco a importância da colaboração e respeito como base, valores fundamentais para um mercado imobiliário mais forte e ético como um todo.