Saiba como aumentar a produtividade na imobiliária pode fazer diferença nos resultados de seu negócio
No mundo dos imóveis, e em tantos outros segmentos, a procura pela melhoria de desempenho é constante. E maior produtividade na imobiliária só se conquista com muito trabalho e planejamento.
Estamos falando de um mercado dinâmico e altamente competitivo, onde a eficiência operacional e a habilidade de otimizar recursos desempenham um papel fundamental no sucesso de uma empresa.
Nesse ambiente de constante evolução, a produtividade se dá como um diferencial decisivo para fechar negócios, manter clientes satisfeitos e impulsionar o crescimento da imobiliária.
Demandas variadas – e muitas vezes urgentes – vindas dos clientes, fazem com que o tempo seja um recurso valiosíssimo para que tudo caminhe como deve ser.
Justamente por isso, a capacidade de maximizar a efetividade e agilidade em cada processo é tão importante.
Além disso, ao enfrentar desafios diários, desde a gestão de uma carteira diversificada de propriedades até a coordenação de visitas, negociações e documentações, a produtividade se torna um caminho sólido para o sucesso.
Pois a competição acirrada exige que as imobiliárias estejam constantemente à frente, oferecendo serviços excepcionais, garantindo um atendimento personalizado e mantendo-se atualizadas com as tendências do mercado.
E, nesse sentido, estratégias que impulsionam a melhoria de desempenho não são apenas vantagens, mas necessidades para que as empresas se mantenham relevantes e competitivas.
O desafio, portanto, é encontrar um equilíbrio entre a qualidade dos serviços oferecidos e a eficiência na entrega. Dessa forma, conquistando cada vez mais clientes e fechando ótimos negócios.
Contudo, fica a questão: como conseguir que seu time esteja sempre em um alto nível de produtividade sem que os colaboradores se sintam pressionados ou estressados?
E foi exatamente pensando em conseguir resultados mais eficientes no dia a dia, mantendo um ambiente saudável, é que trouxemos alguns pontos importantes sobre o assunto.
O que é produtividade?
Trata-se de um tema complexo, já que o processo envolve muito mais adotar diferentes posturas e mudanças de hábitos, do que a execução de tarefas burocráticas propriamente ditas.
No entanto, é possível dizer que a simplificação seja a resposta para quem almeja alcançar um bom nível de produtividade.
Além disso, é claro, os processos de gestão e administração precisam estar muito bem alinhados para que um bom resultado seja obtido. Sempre focando na praticidade em cada atividade.
Um erro muito comum é acreditar que o simples e o simplório são a mesma coisa. Grande engano, pois existem diferenças significativas entre os dois pontos.
O simples pode e, nesse caso, deve ser definido como todos aqueles processos que se dão de forma prática, porém extremamente produtiva – já que a simplificação nesses procedimentos traz mais agilidade na tomada de decisões e acelera as entregas.
Outro ponto fundamental e relevante, é que a produtividade não está diretamente relacionada com a quantidade do que é produzido, e sim com a qualidade no que está sendo feito.
Um bom exemplo disso, é quando existem altas taxas de trabalho entre os colaboradores, mas os resultados não são os esperados, já que não estão sendo suficientemente produtivos.
Por isso, trabalhar da maneira correta é imprescindível, além de salientar alguns importantes pilares, que são: saber o que fazer, como fazer e quando fazer.
Como ter mais produtividade?
Analise o uso do tempo
É comum haver erros na organização da equipe entre as tarefas que devem ser feitas. Em decorrência disso, perde-se um tempo precioso com atividades pouco, ou nada, construtivas.
Portanto, é preciso identificar como esse tempo está sendo efetivamente gasto entre as demandas, os padrões que devem ser rearranjados e as ações que devem ser tomadas para combater o desperdício das horas trabalhadas.
Por isso, vale fazer o exercício de listar todas as atividades realizadas por um funcionário, registrando quanto é necessário para sua conclusão.
Com os resultados, será possível entender exatamente como as horas de toda imobiliária estão sendo utilizadas.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia desempenha um papel fundamental na otimização dos processos em uma imobiliária. Além do uso de softwares de CRM (Customer Relationship Management), a integração de ferramentas de automação pode ser um grande impulsionador da produtividade.
Por exemplo, a automação de e-mails pode agendar follow-ups automáticos, liberando tempo para os corretores se concentrarem em interações mais personalizadas com os clientes.
Além disso, implementar realidade virtual ou tours virtuais também pode reduzir a necessidade de visitas físicas, agilizando o processo para compradores e vendedores.
Invista em treinamento contínuo
Investir em programas de treinamento contínuo é essencial para capacitar os colaboradores da sua empresa.
E não só workshops e cursos devem ser proporcionados, mas também programas de mentoria que podem oferecer insights valiosos, compartilhando experiências práticas e estratégias comprovadas para lidar com diversas situações do mercado imobiliário.
A introdução de simulações de casos reais também pode ajudar os corretores a aprimorar suas habilidades de negociação e resolução de problemas, preparando-os para lidar com os desafios do dia a dia.
Foque no atendimento ao cliente
Oferecer um excelente atendimento é parte primordial na jornada que uma imobiliária terá rumo ao sucesso. Independentemente de qual for o segmento de imóveis que você vende.
Responder rapidamente às consultas, demonstrar profissionalismo e empatia, entender suas necessidades e manter um relacionamento próximo são aspectos que contribuem significativamente para a fidelização e indicação de novos clientes.
Invista no ambiente de trabalho
Para que o trabalho da sua equipe seja eficiente, o ambiente deve ser propício para isso. Sendo assim, invista em equipamentos eficientes e confortáveis, a fim de garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Mantenha tudo limpo e organizado, sem bagunças e outros fatores que possam desviar a atenção de quem está ali trabalhando.
É claro que uma imobiliária exige muita papelada e coisas do tipo, mas como já ressaltamos, a utilização de um software apropriado facilita muito nesse sentido.
Analise dados e use o feedback a seu favor
A análise de dados vai além da coleta de dados. Por isso, utilizar ferramentas analíticas para identificar padrões de comportamento dos clientes e tendências do mercado pode fornecer insights valiosos para direcionar estratégias futuras.
Ademais, solicitar feedback regularmente, tanto dos clientes quanto da equipe interna, e implementar melhorias com base nessas informações contribui para aprimorar os processos e serviços oferecidos.
Em síntese, para alcançar um nível ideal de produtividade na sua imobiliária, você precisará se atentar a diversos pequenos pontos que, juntos, farão toda a diferença. O caminho é trabalho e organização.
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