trabalhar em parceria

Saiba como as parcerias imobiliárias podem alavancar o seu negócio e trazer ainda mais oportunidades para ambas

No dinâmico universo do mercado de imóveis, a parceria entre imobiliárias tornou-se um recurso crucial para impulsionar o crescimento e driblar a grande competitividade existente no setor. 

Este tipo de colaboração entre empresas, e também entre corretores, representa um elo poderoso, transformando a natureza da concorrência de uma abordagem isolada em uma mentalidade de cooperação estratégica.

Tal mudança de paradigma surge em um cenário onde a agilidade, inovação e acesso a uma base de clientes diversificada são essenciais para o desenvolvimento de empresas e profissionais, e consequentemente para o sucesso. 

Diante da crescente demanda por serviços no segmento, as imobiliárias perceberam que, ao se unirem, poderiam não apenas ampliar suas operações, mas também aprimorar sua eficiência e presença no mercado.

As parcerias vão além do simples compartilhamento de leads e clientes, elas representam uma união de forças, recursos e experiências, onde todos são beneficiados, principalmente os clientes.

Isso acontece porque o setor é caracterizado por sua complexidade, com uma grande gama de variáveis que vão desde as preferências do comprador até as flutuações econômicas.

No entanto, ao compartilhar nesse acordo todos os pontos positivos que cada um dos dois lados possuem, é possível oferecer ao consumidor exatamente o que ele quer, da forma que deseja e com um atendimento altamente personalizado.

Além disso, as parcerias podem ocorrer de forma situacional, quando os profissionais e empresas se unem para fechar uma venda específica. Ou, ainda, a longo prazo, quando decidem trabalhar em conjunto por tempo indeterminado.

Para exemplificar essas possibilidades, imagine que um cliente da sua imobiliária tem interesse em um apartamento que não se encontra disponível na sua carteira de propriedades que estão à venda.

Contudo, está no portfólio de uma outra empresa que atua com a negociação de imóveis. Você pode perder esse negócio, ou propor uma parceria para que a situação tenha um desfecho positivo para todas as partes. 

Como funcionam os comissionamentos no caso de uma parceria imobiliária?

Com as informações que fornecemos até aqui, você já pode perceber como as parcerias podem ser benéficas para os negócios, não é mesmo?

Entretanto, é natural seguir com algumas dúvidas, principalmente sobre como funciona a divisão da comissão no caso de uma união, seja ela momentânea ou de longo prazo, entre imobiliárias e corretores.

O modelo de comissionamento mais adotado é o famoso “fifty fifty” (50/50), em que o valor é dividido igualmente entre os parceiros.

Além desse formato, também é possível utilizar o modelo 2-1-2. Que é quando uma das partes recebe menos do que os outros dois por razões específicas da situação. 

Por exemplo: um parceiro traz o cliente, outro entra com o imóvel e o último atua na negociação com os dois. Logo, recebe menos. 

Por isso, é necessário dialogar e fazer o alinhamento sobre qual é o melhor modelo de comissionamento para todos. Lembrando que tudo deve constar em um contrato de parceria.

Como colocar em prática as parcerias imobiliárias?

Estabeleça objetivos claros

O primeiro passo para estabelecer uma base sólida em um acordo, é entender seus objetivos e listar por quais motivos está à procura de uma parceria estratégica.

Dessa forma, você evita tomar decisões impulsivas e utiliza o devido tempo para refletir sobre prós e contras do que está por vir.

Afinal, quando você possui clareza sobre o que quer e o que tem a oferecer em uma parceria, fica mais fácil saber onde buscá-la e ter mais chances de sucesso.

Conheça a fundo os parceiros em potencial 

Uma parceria desse tipo, onde o intuito é o crescimento mútuo e o oferecimento de um serviço personalizado aos clientes, é imprescindível que ambos os lados possam ter confiança no que está sendo firmado.

Além disso, é preciso confiar também no leque de habilidades que cada um traz ao centro do acordo. Por isso, analise e avalie criteriosamente o que seus possíveis aliados têm a oferecer e busque o maior número de referências sobre eles.

Comunique-se de forma transparente

Não existe parceria sem uma comunicação transparente e honesta entre todas as partes. Isso vale para todas as situações na vida, mas quando são envolvidos negócios e dinheiro, ainda mais.

Sendo assim, ao buscar alguém para dividir essa jornada, ainda que seja apenas para uma venda específica, seja claro e fale os reais motivos que o fizeram procurá-lo.

Também é fundamental esclarecer para seus clientes que você trabalha com outras pessoas em formato de parceria. Dessa maneira, é possível construir uma relação de confiança com todos os que fazem parte da negociação.

Faça um contrato de parceria imobiliária

Jamais comece uma parceria sem definir suas regras e de que forma ela será tocada, garantindo que todos estão de acordo com o que está sendo feito. Para isso, é altamente recomendável que você elabore um contrato.

Nesse documento, devem constar informações claras sobre o que será firmado, desde as responsabilidades de cada parte e como será feita a divisão do comissionamento, até as penalidades em caso de descumprimento. 

Benefícios das parcerias imobiliárias 

Aumento da base de clientes e mais oportunidades de negócios

Ao estabelecer parcerias, as partes não estão apenas compartilhando clientes, mas estão expandindo suas fronteiras, atingindo um público mais amplo e diversificado. 

E justamente por isso, o resultado é um aumento considerável de oportunidades de negócios, impulsionando a adaptabilidade e a resiliência das imobiliárias envolvidas.

Compartilhamento de recursos

Atualmente, a eficiência operacional é crucial, e as parcerias imobiliárias oferecem uma oportunidade única de compartilhar recursos e disponibilizar atendimento dinâmico e personalizado aos clientes.

Seja em termos de tecnologia, conhecimento do mercado ou infraestrutura física, essa colaboração reduz redundâncias, diminui custos e permite que empresas e profissionais se concentrem em suas competências principais.

Diversificação das ofertas

Unir forças não só expande a variedade de propriedades disponíveis, mas também proporciona um leque mais amplo de serviços. 

Essa diversificação atende às necessidades variadas dos clientes, e também cria um diferencial competitivo, permitindo que as imobiliárias se destaquem em um mercado acirrado como é o de imóveis.

Expansão

As parcerias estratégicas capacitam as imobiliárias a transcender as barreiras geográficas que, de outra forma, poderiam ser limitantes.

Essa expansão não apenas abre portas para novos mercados locais, mas também possibilita colaborações em escala internacional, atraindo investidores estrangeiros e ampliando a visibilidade global.

Portanto, se você está pensando no crescimento da sua imobiliária, oferecendo serviço diferenciado e aumentando consideravelmente suas possibilidades de sucesso, é possível que as parcerias sejam o caminho certo!
Aproveite também e conheça todos os benefícios de trabalhar em parceria com a RE/MAX!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *