Confira nossas dicas para você comprar uma casa e sair do aluguel sem sustos e com muito planejamento!
Comprar uma casa, seja para finalmente poder sair do aluguel e ter um imóvel próprio ou para investir em um mercado considerado financeiramente seguro, é o sonho de muitos brasileiros.
A aquisição de um bem de tal magnitude, significa também ter mais liberdade e segurança. Além de ser um patrimônio que pode servir como garantia de dinheiro para a realização de outros projetos.
Contudo, é natural que exista uma série de dúvidas quando pensamos de fato na compra de um imóvel e em todos os valores que são envolvidos em uma transação deste tipo.
À primeira vista, realizar um objetivo tão almejado quanto este pode até parecer distante, mas existem formas de se organizar e de fato fazer um planejamento que possibilite sua concretização.
Para isso, é preciso ter em mente que será necessário se programar financeiramente. Ou seja, gastos deverão ser cortados e o dinheiro deverá ser poupado.
Pode até parecer óbvio, mas muitas pessoas não conseguem atingir o objetivo da casa própria justamente por não terem acesso adequado à educação financeira, o que faz toda a diferença na hora de investir em algo assim.
Por isso, antes de partir para o plano de ação e juntar dinheiro para adquirir um bem com valor expressivo, é preciso ter em mente alguns pontos que irão ajudar nessa jornada tão importante.
A começar pelo entendimento de que para acumular um alto valor, é imprescindível construir hábitos financeiros saudáveis, com disciplina, e sem deixar que gastos que parecem inofensivos comprometam uma parte importante do orçamento.
O que significa também adquirir o hábito de juntar reservas financeiras. Algo que, segundo o SPC Brasil, não faz parte do dia a dia de mais de 70% da população brasileira.
Além disso, levar em conta que quem se planeja e acumula mais dinheiro, tem mais poder de negociação, garantindo um financiamento melhor, e até podendo escolher um imóvel mais atrativo com boas condições de compra.
Portanto, preparamos uma lista com dicas para te ajudar a fazer um bom planejamento e conseguir comprar a sonhada casa própria.
Dicas para se preparar financeiramente e comprar uma casa
Analise sua situação financeira
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é entender detalhadamente a sua situação financeira e preparar o seu orçamento para os gastos que virão com a compra de um imóvel.
Por isso, quitar eventuais dívidas e pendências, além de saber qual é o real valor que poderá ser poupado mensalmente, são fundamentais para que o processo comece da melhor forma possível.
Observar o seu padrão de consumo e adequar hábitos financeiros que estejam exagerados ou sem o devido controle, também são medidas cruciais. Pois quanto mais conhecimento sobre seus próprios números, mais tranquilo será o processo.
Por fim, certifique-se de que as parcelas do financiamento do imóvel não comprometam mais do que 30% da sua renda mensal bruta e se, de certa forma, a geração dessa renda é estável.
Economize e guarde dinheiro
Para começar, é importante ter bem definido que economizar e poupar são coisas diferentes, mas ambas são necessárias para alcançar o objetivo de ter um imóvel próprio.
Reduzir as despesas é algo necessário em qualquer tipo de planejamento financeiro, e adequar os gastos, ou até eliminá-los por um período de tempo caso necessário, será fundamental para alcançar o que se almeja.
Com essas medidas, será possível poupar dinheiro mensalmente, o que facilitará todo o processo de negociação da compra. Lembrando que quanto mais você guardar, mais artifícios terá para conseguir melhores condições na aquisição.
No Brasil, a maior parte das linhas de crédito permite financiar até 80% do valor do imóvel. Sendo assim, para comprar uma casa ou apartamento, o ideal é se programar para juntar ao menos 20% do valor da propriedade.
A dica é guardar esse dinheiro em aplicações de baixo risco como, por exemplo, a caderneta de poupança, que costuma ser o destino mais comum entre aqueles que estão poupando.
No entanto, também é possível fazer outros tipos de investimento que não apresentam tantos riscos e são mais rentáveis, como o Tesouro Direto e as LCs (Letras de Câmbio).
Prepare-se para gastos adicionais
Um dos erros mais comuns ao se planejar para adquirir um imóvel, é ignorar que despesas extras como taxas, escritura, documentação e até mobília e decoração, são uma realidade.
A compra envolve certa burocracia: além das despesas bancárias, o comprador precisa ficar atento ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia de acordo com o município, os custos com cartório, análise jurídica da documentação, avaliação do imóvel, entre outros.
Caso você pretenda comprar um apartamento, vale a pena também avaliar o tipo de estrutura que tem o condomínio onde ele está situado. Os mais modernos possuem muitas opções de lazer, entretenimento, etc. O que encarece o valor que será pago mensalmente.
Neste cenário, deve-se avaliar o que é interessante e será utilizado de fato no dia a dia, para que você não compre apenas pela empolgação de ter tantas opções, mas não as use.
Por último, tenha em mente que o financiamento pode comprometer até 30% da sua renda, mas é importante considerar os custos com as contas de consumo – como água, luz e telefone -, seguros, IPTU, gastos com alimentação, além do condomínio já citado.
Tenha uma imobiliária parceira para te ajudar no negócio
Como já ressaltamos, se planejar para poder ter uma boa negociação é fundamental. E não se trata apenas de poupar o máximo de dinheiro possível – o que é, sim, importantíssimo.
Trata-se também de poder contar com uma imobiliária parceira que te ajudará em todos os trâmites da aquisição do seu imóvel.
Escolhendo a empresa certa, suas chances de conseguir melhores condições de pagamento e financiamento, são muito maiores.
Além disso, você poderá contar com as melhores indicações de imóveis e condomínios que combinem exatamente com o seu perfil. Tudo isso para que, no final, a compra seja a realização de um grande sonho.
Agora que você já sabe qual é o caminho a ser trilhado para comprar a sua casa, conheça as vantagens da RE/MAX e faça uma parceria de sucesso com a gente!