Saiba como uma franquia imobiliária pode ser um ótimo negócio para você investir.
Atualmente, possuir uma franquia imobiliária é visto como uma das melhores, mais seguras e altamente rentáveis opções de investimento, principalmente quando aliada a uma marca já estabelecida no mercado e capaz de proporcionar todo o suporte aos seus franqueados .
O sistema de franchising tem chamado cada vez mais a atenção de empreendedores brasileiros, dos mais inexperientes até aqueles já consolidados e bem sucedidos.
As franquias imobiliárias, mais especificamente, ainda que não tão populares quanto outras aqui no Brasil, têm uma longa, próspera e brilhante história, com marcas que já estão há décadas atuando ao redor do mundo.
Por exemplo, na Austrália, país que foi pioneiro no setor, este modelo de negócio existe há mais de 30 anos e se estabeleceu como referência na comercialização de imóveis, fazendo enorme sucesso por lá.
Já nos Estados Unidos, onde este tipo de franquia nasceu, há mais de 3 décadas, estima-se que 89% do mercado imobiliário seja comandado por empresas do setor.
Contudo, ainda existem algumas dúvidas sobre como as franquias imobiliárias funcionam. Por isso, preparamos uma lista esclarecendo os principais pontos sobre o franchising de imóveis para você ficar a par de tudo.
5 mitos sobre franquia imobiliária
Franquia imobiliária não é confiável
Como já ressaltamos, as franquias imobiliárias existem há muito tempo em países de primeiro mundo, e basicamente dominam o setor em parte deles, atuando como referência na comercialização e aluguel de imóveis de todos os tipos.
Esta confiança é gerada através da idoneidade das marcas que oferecem o franchising, e também por conta de todo o suporte que é disponibilizado ao empreendedor para que ele possa obter sucesso, como know-how, modelo de gestão exclusivo, planejamento e gestão de carteira de imóveis, entre outros.
Além disso, de acordo com pesquisa feita pelo IBGE, empresas com até 3 anos de vida tendem a encontrar dificuldades para se manter, levando ao fechamento de 48 entre 100 delas.
O que não acontece com as franquias, sobretudo com as do ramo imobiliário, que se destacam pela taxa de apenas 5% de fechamento nos primeiros anos de atividade.
Franquia imobiliária não é rentável
O mercado imobiliário tem se mostrado muitíssimo sólido e positivo, tendo alcançado um desempenho recorde em 2021, e registrando o melhor resultado da última década.
Além disso, o setor cresceu acima da economia brasileira nos últimos dois anos. E para 2023, as previsões seguem otimistas, apontando para mais um ano próspero de crescimento.
Tendo isto em vista, podemos destacar que se por um lado os custos operacionais de uma franquia imobiliária são baixos, envolvendo geralmente apenas o aluguel do imóvel onde está situada a empresa e a remuneração da equipe, por outro, os lucros são consideravelmente altos.
Levando também em conta que o processo de negociação no mercado imobiliário é mais demorado do que em outras áreas, os valores alcançados pela comissão da venda de um imóvel podem ser impressionantes.
Hoje, o padrão de comissão é de aproximadamente 6%. Entretanto, de acordo com a variação do mercado, é possível chegar até os 15%.
Para se ter noção do que estamos falando, um imóvel de padrão médio, bem localizado e com boa planta, pode chegar aos R$850 mil reais. E o lucro dessa venda, tendo como base os 6%, é de 51 mil reais.
Nem todo mundo pode abrir uma franquia imobiliária
Engana-se quem pensa que é necessário ter vasta experiência no mercado imobiliário para poder abrir a sua própria franquia e obter êxito. Muito pelo contrário.
Para quem deseja ser um franqueado e quer entrar neste lucrativo setor, a franquia imobiliária é o caminho mais simples e seguro, justamente por conta de toda estrutura fornecida pelas marcas do ramo.
É praxe que as empresas matrizes proporcionem cursos preparatórios, oferecendo todo o seu know-how de mercado, além de todo o suporte que já citamos, para que pessoas inexperientes se tornem absolutamente aptas para serem bem sucedidas em seus negócios.
O renome da marca matriz não ajuda nas vendas
É indiscutível que ao escolher ter a própria franquia imobiliária, as chances de obter sucesso são muito maiores, quando comparamos este processo ao de criar e estruturar um negócio partindo do zero.
Além do franqueado receber todo o apoio, a estrutura, o conhecimento e as técnicas da marca matriz, ao entrar nesta modalidade de negócio, todo o desenvolvimento da empresa será acompanhado por esta mesma marca através de especialistas do setor.
E claro, um dos maiores pontos positivos é poder contar com um nome conhecido e já estabelecido no mercado, o que facilita muito a forma de captar clientes e a venda de imóveis.
O poder de negociação obtido pelo uso da marca é também outro fator decisivo para optar por uma franquia, já que o peso de um nome consolidado é muito superior ao de uma empresa recém criada.
Não é possível converter uma imobiliária convencional em uma franquia
Não apenas é possível converter uma imobiliária convencional em uma franquia, como ter todo suporte desta modalidade tem sido a escolha de muitos empreendedores do setor.
A preferência é clara, pois ao invés de investir em um negócio do zero ou manter a própria marca sozinhos, escolhem uma imobiliária de renome para a transição, garantindo o excelente andamento de suas operações.
Ao converter a sua imobiliária convencional em loja franqueada da RE/MAX, por exemplo, você fará parte de uma rede presente em 110 países, com mais de 9.000 agências e terá mais de 144.000 agentes associados ao seu lado.
Além disso, contará com apoio em áreas essenciais, como administração/gestão do negócio, aspectos legais (jurídicos), atendimento ao cliente, implantação de loja, informática/internet/extranet/intranet, marketing, material promocional, negociação, planejamento, prestação de serviços, RH, seleção/ treinamento/ motivação da equipe de vendas e projetos (arquitetônico, de operação, financeiro, organizacional).
Com todos estes mitos sobre franquia imobiliária devidamente derrubados, você pode ficar mais tranquilo e ter a certeza de que se decidir investir na área, o sucesso será garantido.
[…] 5 mitos para derrubar sobre franquia imobiliária agora […]
[…] 5 mitos para derrubar sobre franquia imobiliária agora […]