Já deve ter passado pela sua cabeça a pergunta: “Por que trabalhar para alguém se eu posso trabalhar para mim mesmo?”
É fato que nos tempos atuais muito tem se falado sobre empreendedorismo. Não só pelas vantagens de se ter o próprio negócio, mas também pela situação atual do país e da economia.
Essa é uma pergunta um tanto comum, mas temos alguns pontos a considerar quando se trata de empreender: Ter o desejo não é garantia de sucesso. No mundo empresarial sobrevivem as empresas que estão em constante aprendizado e por dentro das tendências do mercado.
Para estar no topo você precisa ter o perfil de um EMPREENDEDOR NATO.
Neste texto vamos citar alguns pontos que te ajudarão a perceber se o melhor pra você é seguir pelos caminhos do empreendedorismo.
1 – Você está realmente motivado?
Antes de falar de números e mercado é imprescindível entender o momento que se encontra sua carreira e sua vida pessoal. Um negócio de sucesso começa com o desejo de crescer de uma pessoa realmente motivada e afim de enfrentar desafios. Se você decide empreender após algum tipo de decepção profissional ou está se sentindo incapacitado, talvez não seja o momento para pensar em abrir um novo negócio.
Você precisa estar certo que está no melhor momento para equilibrar suas expectativas em relação ao novo caminho profissional escolhido. Sendo o líder da operação, você será a referência de todos aqueles que estiverem em contato com seu negócio mais à frente.
2 – O segmento que você está pensando em atuar, é o que vai te trazer realização?
Já se imaginou fazendo a mesma coisa todos os dias? É isso que vai realmente te fazer feliz?
Pensar na razão pela qual você escolheu aquele negócio é o que vai dizer se é a melhor escolha. O dinheiro, na maioria dos casos, sempre será consequência de um trabalho feito com paixão e motivação.
3 – Resiliência
Você é o tipo de pessoa que independente do que acontecer, vai atrás dos objetivos propostos, está disposto a reavaliar suas estratégias, estudar, aprender e refazer os planos? Se a resposta for sim, já pode contar pontos!
4 – Você é especialista em pessoas?
Nada se faz sozinho! E se você vai precisar de colaboradores ou até mesmo ter que lidar com o público, você obrigatoriamente tem que entender que o primeiro passo para um negócio de sucesso é estabelecer uma conexão genuína com as pessoas – sejam elas parceiras, clientes, fornecedores. Lidar com as pessoas, saber ouvir, extrair o melhor delas, é indispensável se quiser atingir o topo.
Empreender é o melhor pra você? Avalie estas questões e se coloque na posição de empreendedor. O primeiro passo para a decisão certa é o processo de autoconhecimento e de analisar os seus pontos fortes e suas especialidades.
Ele explica a metodologia que funciona dentro da franquia e que colocou a RE/MAX como a número 1 em todo o mundo:
“Muito resumidamente, é preciso escolher uma região para se especializar e atuar; ter um livro com sua apresentação de serviços (que damos o nome de dossiê do Corretor); elaborar um estudo comparativo de mercado para nortear o cliente sobre o preço a ser colocado no imóvel à venda; planejamento das ações de marketing, em fases, que vão acelerar a venda; um cuidado especial com as fotografias, inclusive a recomendação de fotos profissionais; elaborar um livro sobre os detalhes do imóvel e os serviços da região, para nortear os compradores; estimular as parcerias e para isso divulgar as captações a todos os colegas da RE/MAX no Brasil e no mundo, além de outras imobiliárias parceiras; e realizar o acompanhamento de seus clientes, sempre mantendo informado de todos os passos.
Claro que todo o trabalho se justifica com a gestão exclusiva da captação, pois assim o Corretor consegue realizar um trabalho singular e bastante motivado. Uma prestação de serviço 5 estrelas.”
Veja abaixo o resumo das atividades que são recomendadas ao Corretor de Imóveis para se obter sucesso na carreira:
Posicionamento
É uma estratégia na qual o Corretor escolhe uma região ou bairro para focar o seu trabalho. Assim ele busca se tornar especialista naquela localidade, construindo relacionamento com os moradores, comerciantes e todas as pessoas que frequentam a região. Essa forma de trabalho proporciona ao profissional uma rede de contatos qualificada e o ajuda a se tornar o “top of mind” daquele lugar.
Dossiê do Corretor
É uma ferramenta muito importante para o Corretor se apresentar e conseguir fechar mais negócios. Nele o Corretor se apresenta, mostra sua forma de trabalho, resultados atingidos, certificações e todo seu diferencial no mercado.
Estudo de Mercado
Imóveis com preço inadequado não vendem. É por isso que realizar o estudo de mercado é essencial para argumentar com o cliente sobre o valor correto para se vender um imóvel. Nele o Corretor vai avaliar a que preço os imóveis vizinhos foram vendidos, o potencial de valorização, entre outras métricas importantes para se chegar no valor ideal de venda.
Plano de Marketing
Só captar um imóvel e colocá-lo em um site não o fará ser vendido. É extremamente importante o Corretor apresentar um plano de marketing, que irá conter todas as suas estratégias para mostrar o imóvel ao público.
Fotografia
A fotografia de imóvel é seu cartão de visita. Por isso tirar boas fotos é extremamente importante para se ter sucesso na venda do imóvel. Se você não puder contratar um profissional, pode procurar cursos gratuitos na internet e se capacitar a fim de que você mesmo consiga captar boas imagens.
Dossiê do Imóvel
O dossiê do imóvel é um documento que contém todas as informações do imóvel como suas características, posicionamento, e até os serviços disponíveis nas proximidades. Ele vai auxiliar os clientes compradores a conhecerem melhor a região e também o bem que estão adquirindo.
Parcerias
Vender uma vez é bom, mas vender muitas vezes é melhor ainda. Isso é possível através da parceria! Você pode ter um cliente comprador, mas não ter o imóvel ou vice-versa. Se você tiver bons contatos, certamente poderá fechar muito mais negócios.
Acompanhamento
Para que tudo aconteça da melhor forma é necessário acompanhar todo o processo de perto. Isso o fará perceber as ações que estão funcionando ou não e poderá acertar as estratégias para ajudar melhor os seus clientes.