Reter talentos em uma imobiliária

Saiba mais sobre medidas para reter talentos na sua imobiliária e fuja do famigerado turnover

Em um mercado tão competitivo e repleto de oportunidades como é o de imóveis, a tarefa de reter talentos em uma imobiliária pode ser complicada e gerar uma série de problemas administrativos. 

O segmento ainda é conhecido por ter uma alta taxa de rotatividade de colaboradores, o chamado turnover, que continua sendo grande preocupação, tanto para corretores, quanto para gerentes e diretores. 

Incontáveis horas de trabalho, inúmeros treinamentos, além de muito esforço e comprometimento são investidos nesses profissionais a fim de mantê-los dentro da empresa como seus pilares de sustentação. 

No entanto, por mais complicado que possa parecer a compreensão de tal cenário, a retenção de talentos não é uma ciência exata e, portanto, não existe uma estratégia infalível para que ela seja uma realidade no seu negócio. 

Ainda assim, aplicar medidas eficazes que busquem reter o maior número de funcionários possível é algo que pode e deve ser feito, pensando em políticas internas e na individualidade de cada colaborador. 

O que é e como se dá o turnover?

Turnover, como já dissemos, é o termo aplicado para designar a rotatividade de funcionários em uma companhia. Ou seja, o fluxo de contratações e saídas em um determinado ambiente de trabalho. 

Em geral, ele pode ser considerado alto quando a empresa contrata e demite muitos colaboradores em um curto período de tempo, deixando claro que está com dificuldade de mantê-los. 

Contudo, não se engane, pois trata-se de um fenômeno que afeta a maioria das imobiliárias Brasil afora, e não tem relação apenas com o ambiente ou com as pessoas que fazem parte dele, mas também com o mercado de forma geral. 

Sobretudo se considerarmos que, normalmente, os corretores de imóveis não possuem vínculo empregatício com os locais em que atuam, tornando essa fluidez algo muito mais corriqueiro. 

Ações para conseguir reter talentos em uma imobiliária

Diagnóstico

Por mais óbvio que possa parecer, é preciso que seja dito: a primeira atitude a ser tomada é realizar um diagnóstico, avaliando as causas e entendendo os motivos de elas estarem acontecendo.

Como cada empresa possui suas particularidades com relação ao ambiente e as condições de trabalho, é fato que cada uma delas tem suas dores e necessidades diferentes também.

Por isso, cabe à gestão analisar por que existe um turnover elevado dentro do negócio e, assim, identificar qual é a melhor estratégia para solucionar o problema.

Desenvolvimento de habilidades

Uma das chaves para conseguir reter talentos e construir uma filosofia vencedora dentro do seu negócio, é o investimento em seus funcionários e a busca constante pelo desenvolvimento de cada um deles. 

Sendo assim, ofereça oportunidades que aprimorem suas habilidades profissionais e crie um ambiente que incentive o crescimento, de forma que tanto eles quanto a empresa só tenham a ganhar. 

Programas de treinamento, cursos de certificação e outras atividades que estimulem seus talentos são sempre bem-vindas. Tudo isso deve ser oferecido gratuitamente a todos os colaboradores da imobiliária a fim de criar uma mentalidade de sucesso.

Estrutura ideal

Outra medida essencial para mitigar o turnover e seus efeitos, é garantir que seus corretores e demais funcionários tenham toda estrutura necessária para a execução de um bom trabalho dentro da sua imobiliária.

Afinal, se você almeja contar com profissionais capacitados e que desenvolvam plenamente suas funções, é preciso oferecer a eles um ambiente condizente e que possibilite um bom dia a dia na empresa.

Inclusive, hoje, imobiliárias que ainda seguem atreladas a processos analógicos e manuais estão ficando para trás no mercado. 

Portanto, invista em recursos que alavanquem a produtividade da equipe, como um excelente CRM (Customer Relationship Management) imobiliário, por exemplo. Pois, consequentemente, o retorno financeiro será muito maior.

Plano de carreira

Como já foi mencionado, por conta da comum escassez de vínculos empregatícios no segmento, a barreira de entrada e saída dos corretores em uma imobiliária é quase inexistente. 

Isso porque estes profissionais, ainda que vinculados a uma empresa, atuam como profissionais autônomos. O que os exime, e também a empresa, de determinadas responsabilidades. 

Sendo assim, essa instabilidade permite que a qualquer momento o corretor opte por se vincular a um concorrente, ou até mesmo se dedicar à atuação individual, deixando o local atual onde trabalha.

Então, para que essa instabilidade possa ser reduzida, muitas imobiliárias têm oferecido planos de carreira a suas equipes, de forma que o colaborador possa, de acordo com determinadas metas, planejar o seu futuro.

Comissões justas

Atualmente, as comissões aplicadas no segmento imobiliário costumam variar dentro de uma média de 5 a 10%, a depender do tipo de negociação. Mas muitas empresas costumam praticar métodos alternativos de comissionamento.

Contudo, nem sempre os percentuais aplicados condizem com o esforço e dedicação de um bom corretor, o que pode gerar grande insatisfação, levando mais uma vez ao turnover.

Portanto, seja sempre justo com seus corretores e faça com que eles recebam comissões justas por suas vendas. Se o seu negócio não pode, no momento, oferecer uma remuneração acima da concorrência, pratique ao menos a média habitual do mercado. 

Diálogo e Feedback contínuo

Por fim, lembre-se que a relação com seus funcionários deve ser o mais humana possível, e que o papel de um gestor não se resume apenas a cobrar resultados e se preocupar com os números no fim do mês.

É preciso assegurar o bem-estar e o equilíbrio de cada um deles e, por conseguinte, da empresa.

Para isso, é fundamental realizar conversas e reuniões individuais com cada membro e coletivas com cada setor. Além de fomentar a socialização e interação entre eles.

Exercitar a escuta ativa é também essencial para conhecer os pontos positivos e negativos da sua equipe, observando oportunidades de melhoria e evolução que possam ser aplicadas.

Além disso, ter uma política de feedback contínuo servirá para estimular os funcionários a melhorarem suas habilidades e se desenvolverem. 

Dê a eles devolutivas precisas e justas sobre seu trabalho, para que possam entender como melhorar como profissionais, incentivando-os a tomar decisões para que eles possam crescer profissionalmente.

Seguindo esses passos, você certamente estará criando um ambiente muito mais positivo e muito mais propício a reter talentos, zelando pelo futuro e pelo sucesso da sua imobiliária e de todos à sua volta. 

E se precisar de uma ajuda extra, continue contando com as dicas da RE/MAX! 

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *