destacar como franquia imobiliária

Saiba como obter sucesso com sua franquia imobiliária diante da concorrência em um mercado tão promissor

Se você pretende abrir o próprio negócio, ou já possui outros investimentos e deseja diversificar, uma franquia imobiliária pode ser exatamente o tipo de empreendimento que se encaixa nos seus planos.

Dentre as tantas opções para se investir que possam parecer atrativas a um empreendedor, seja ele novo no mercado ou já experiente, o franchising de imóveis definitivamente pode e deve figurar entre as mais interessantes e promissoras.

Com o reaquecimento da economia e, consequentemente, deste segmento, que por si só vem mostrando a sua solidez e resiliência através dos anos, muitos empresários têm visto este tipo de investimento com bons olhos.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência é de que empresas com até 3 anos de vida encontrem dificuldades para se manter, levando ao fechamento de 48 entre 100 delas. 

O que definitivamente não é o caso das franquias, especialmente as do ramo imobiliário, que se destacam pelas tantas vantagens que oferecem ao franqueado, e pela taxa de apenas 5% de fechamento nos primeiros anos de atividade. 

Além disso, o mercado de imóveis provou não apenas ser extremamente sólido, como muito promissor e positivo, tendo alcançado um desempenho recorde em 2021, e registrando o melhor resultado da última década. 

Como se não fosse o bastante, o setor foi capaz de crescer consideravelmente acima da economia brasileira nos últimos dois anos. E para 2023, as previsões seguiram igualmente otimistas, apontando para um novo ano de crescimento da indústria da construção. 

Diante de um retrato assim, tão otimista quanto realista, não é de se estranhar que o franchising de imóveis tenha se tornado tão atraente para tantos empreendedores, sejam eles já do ramo ou não. 

Afinal, quando falamos sobre a negociação de um imóvel, transmitir confiança e segurança são fatores imprescindíveis. E é, além de identidade e reputação já estabelecidas, o que uma franquia pode oferecer para quem opta por este tipo de negócio. 

Contudo, é preciso também estar ciente de que este é um mercado extremamente competitivo, e a atenção constante à concorrência será um dos diferenciais para obter o sucesso. 

Para isso, existem algumas táticas que fogem de técnicas já há muito ultrapassadas, e que prezam por se valer de soluções inovadoras e maneiras mais eficazes de garantir maiores taxas de conversão à franquia. 

Soluções para se destacar no mercado e vencer a concorrência

Presença digital

O marketing digital faz parte das estratégias de qualquer empresa, e saber trabalhá-lo de forma madura é fundamental. Aqueles que são capazes de se posicionar e utilizar canais digitais da forma correta, atraem muito mais clientes gastando menos. 

Com a tecnologia, é possível atuar de forma muito mais estratégica, e utilizar os meios digitais para alcançar seu público-alvo se torna uma tarefa muito mais precisa. Um bom exemplo é a captação de leads qualificados através de campanhas bem segmentadas e bem trabalhadas.

Após a geração destes dados, fica muito mais fácil criar uma estratégia de relacionamento com leads que tenham demonstrado interesse no que você está ofertando, mas não efetuaram o fechamento do negócio. 

Outra tática que traz bons resultados é o inbound marketing. Ele possibilita mapear cada estágio da jornada de compra do seu lead para produzir conteúdos e peças promocionais adequadas para conduzi-lo cada vez mais rápido à conversão. 

Processos de vendas

Muitas são as iniciativas que podem ser implementadas em uma franquia imobiliária para que melhores resultados sejam obtidos e, consequentemente, a concorrência do mercado seja vencida.

Uma delas envolve em seu processo, o treinamento da sua equipe para proporcionar um primeiro atendimento com rapidez e para que as melhores oportunidades sejam filtradas e encaminhadas aos corretores.

Dessa forma, vale a pena considerar a implementação de um processo de pré-venda bem estruturado, onde sua principal função consiste em fazer o primeiro contato com velocidade e pré-qualificar os leads para enviar à equipe de vendas apenas reais oportunidades de negócio.

Este primeiro filtro é essencial para proporcionar mais produtividade, tendo em vista que os corretores poderão priorizar o atendimento dos clientes com maior propensão de compra.

CRM estratégico

A utilização de um software de CRM (Customer Relationship Management), é fundamental para alcançar resultados cada vez melhores e manter-se à frente da concorrência no mercado imobiliário. 

Contudo, existem formas mais estratégicas de usá-lo, e para isso é preciso adotar algumas boas práticas a fim de potencializar a ferramenta:

• Otimize o seu funil de vendas

Alimente a ferramenta apenas com reais oportunidades. Um CRM de vendas deve ser um mapa dos seus leads qualificados (MQLs) e que precisam ser priorizados pela equipe de vendas. 

Leads que ainda não estão “quentes” o bastante, devem ficar sob a responsabilidade do marketing, que vai fazer o trabalho de qualificação para trazê-los ao software assim que estiverem mais próximos do momento de compra.

Com um CRM “limpo”, a equipe de vendas vai focar esforços onde há mais chances de conversão, e o gestor poderá prever os resultados dos próximos meses. 

• Mantenha as informações do seu CRM atualizadas

Para que sua equipe de vendas possa acompanhar todo o processo adequadamente, é importante ter todas as informações registradas sempre que um contato é realizado. 

Dessa forma, você poderá manter um histórico para entender o comportamento de cada lead e planejar as próximas ações.

• Use os dados para otimizar o seu processo de vendas

Com todas as informações que o CRM armazena a respeito dos seus leads, você terá um banco de dados com informações valiosas que vão te ajudar a fechar mais negócios. 

Essas informações também são ricas para entender o comportamento de compra do seu público e criar relatórios de desempenho para acompanhar de perto os resultados e as métricas importantes para o negócio.

Atenção aos concorrentes

Já que a ideia é sempre estar à frente da concorrência no mercado imobiliário, seu plano deve incorporar uma parte importantíssima: a de monitoramento das ações e estratégias dos concorrentes.

Não tem absolutamente nada a ver com copiar medidas e estratégias adotadas por eles. Mas, sim, ficar atento a todas as decisões que eles tomarem. 

Isso permitirá que você faça escolhas estratégicas em resposta às ações dos concorrentes, ou decidir o que não fazer, baseando-se no histórico deles. Afinal, trabalhar sem saber o que seus concorrentes estão fazendo é sempre muito perigoso.

Portanto, se há interesse da sua parte em entrar para o ramo de imóveis, e deseja optar pelo modelo de franquia imobiliária, agora você já tem muito mais dados para fazer a escolha certa.

Conheça as vantagens de ser um parceiro RE/MAX e venha conquistar o seu sucesso! 

3 comentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados como *